Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Para fazer o Enem pela 1ª vez, estudantes seguem dura rotina no AC

'Se Deus quiser vai dar certo', diz a estudante Thais Cristina, de 17 anos. Mais de 8 milhões devem fazer o Enem este ano; no AC, são 67 mil inscritos.
Do G1 AC
Thais Cristina se prepara desde de fevereiro deste ano para a prova (Foto: Reprodução/TV Acre)Thais Cristina se prepara desde de fevereiro deste ano para a prova (Foto: Reprodução/TV Acre)
No próximo fim de semana (sábado 8, e domingo, 9) mais de 8 milhões de candidatos devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. No Acre, 67 mil inscrições foram registradas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na reta final, a rotina de estudos foi intensificada, principalmente por aqueles que vão fazer o exame pela primeira vez. Os acreanos apostam em livros, internet e cursinhos para alcançar a vaga no curso desejado.
Thais Cristina, de 17 anos, vai fazer a prova pela primeira vez. Para isso, ela conta que vem se preparando desde fevereiro. São mais de oito horas de estudos para tentar conquistar uma vaga no curso de direito.
"Para conseguir relembrar tudo o que estudou e aprender mais ainda, tem que começar desde o início do ano, porque dá tempo de ver toda a matéria e revisar tudo. Quando chegar o dia da prova é só colocar em prática o que você estudou. Esta semana tirei para dar uma revisada geral em tudo", diz.
Ao ser questionada se está preparada para a prova, ela responde confiante que sim. "Se Deus quiser".
Também com 17 anos, Luck se prepara para o Enem. Esta é a primeira vez que ela vai fazer a prova e indica algumas ferramentas que a ajudam a focar mais nos estudos.
"Tem internet, livros e todos os meios que as pessoas  podem se dedicar mais aos estudos. Se a pessoa se dedicar mais em casa, pegar os livros, na escola prestar atenção nas aulas de português, matemática, que cobram muito no Enem, eu acho que dá certo. Se deus quiser vai dar certo vai dar certo", diz.
Já a estudante Luana Fernandes apostou em cursinhos para ajudar nos estudos. "Infelizmente, hoje em dia, o ensino público não é do jeito que deveria ser. Então, exige que a gente estude sozinho e procure outros meios para acrescentar", pontua.
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre às 13h e às 18h30 (horário de Brasília).
Os inscritos podem ter acesso aos cartões de confirmação do Enem pelos Correios (entregue em casa) ou internet. Para acessá-lo, é preciso informar o CPF e a senha de login no site de inscrições do Enem. O acesso é individual.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.