Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ponte sobre o Madeira será concluída em 2017, informa Dnit a Tião Viana

Ponte sobre o Madeira será concluída em 2017, informa Dnit a Tião Viana
Fotos: Gleilson Miranda
O governador Tião Viana liderou nesta quinta-feira, 13, uma comitiva de parlamentares e empresários em visita técnica ao canteiro de obras da ponte sobre o Rio Madeira, na BR-364, em Abunã (RO). Acompanharam também a visita o vice-governador de Rondônia, Airton Gurgacz, e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre e Rondônia, Fabiano Martins Cunha, seguido por sua equipe. Martins anunciou que a obra deverá ser concluída em dois anos.
Cunha afirmou que, desde julho, a empresa vem operando no local onde está sendo construída a ponte. “As obras estão transcorrendo dentro do cronograma previsto. O trabalho da parte das fundações dos pilares, do lado que dá acesso ao Acre, já começou. No lado oposto do rio, estamos mobilizando equipamentos para iniciar as fundações no fim da próxima semana”, explicou o superintendente.
“Essa obra traz alegria, esperança. É bom o parlamento do Acre vir verificar isso de perto, testemunhar um tempo de união e integração”, declarou o governador
“Essa obra traz alegria, esperança. É bom o parlamento do Acre vir verificar isso de perto, testemunhar um tempo de união e integração”, declarou o governador
Ele frisou que, paralelamente, em Brasília, os trabalhos de aprovação dos projetos executivos e a liberação de recursos seguem dentro do cronograma, sem riscos de paralisação das atividades no canteiro do Abunã.

A última divisa da integração

Durante a visita técnica, Tião Viana lembrou que em 1999, quando era senador pelo Acre, liberou emendas para a construção da ponte sobre o Madeira, contudo, não houve empenho por parte do governo de Rondônia na época, de modo que o recurso emperrou. Ao ver os pilares de sustentação da ponte sendo erguidos, o governador do Acre declarou que se inicia a integração definitiva do Acre com o restante do Brasil.
“Esse é o sentido da integração. Estamos vencendo o último desafio. O vice-governador de Rondônia veio ao nosso encontro para dizer que o governo de Rondônia é solidário. A presidente Dilma já tomou a decisão de integrar o Acre. Em 30 meses veremos esta ponte concluída. Uma obra com custo inicial de R$ 128 milhões. Isso é integração do Brasil com Rondônia, e com as rotas comerciais. Isso se torna uma realidade”, declarou.
Obra consolidará integração do Acre com o Brasil e fortalecerá a rota comercial com o Pacífico
Obra consolidará integração do Acre com o Brasil e fortalecerá a rota comercial com o Pacífico
Airton Gurgacz afirmou que a construção da ponte também vai pôr fim ao sofrimento de milhares de motoristas que trafegam pela BR-364. “Os motoristas, às vezes, ficam numa espera de até 12 horas para atravessar o rio, e na época da seca essa travessia demora muito mais. Isso é importante para Rondônia, para o Acre e para o Brasil, que terá essa interligação internacional com o Pacífico. Concluindo: essa ponte é só alegria”, declarou o vice-governador.

Parlamentares celebram integração

No grupo de parlamentares que foram à visita técnica estavam deputados estaduais da atual legislatura e também os eleitos em outubro.
O presidente da Assembleia Legislativa, Élson Santiago, observou que, embora no período eleitoral muitos opositores declarassem que iam ajudar a construir a ponte e buscar recursos para a obra, o que foi visto na visita é outra realidade.
“A obra já está aqui. Está sendo feita, e qualquer um pode ver. Acho que agora vai parar de querer aparecer pai para essa ponte. A presidente Dilma e o Tião estão de parabéns, por lutar e conseguir isso, e graças a Deus essa obra vira realidade”, declarou Santiago.
Recém-eleito, o deputado estadual Jenilson Leite lembrou que está sendo vencido um obstáculo que dará segurança à rota comercial do Acre. “Para nós, que fomos eleitos em outubro, é um privilégio poder presenciar o início desta obra, que a presidente Dilma está trazendo para melhorar ainda mais a vida da nossa população”, destacou Leite.
Nayanne Santana – Agência de Notícias do Acre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.