Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Estrada que dá acesso a Rodrigues Alves volta a desbarrancar

Via de acesso ao município opera em apenas meia pista.
Deracre diz que nova estrada deve começar a ser construída em maio.

Vanísia NeryDo G1 AC
Estrada que dá acesso ao município de Rodrigues Alves está funcionando apenas em meia pista (Foto: Vanísia Nery/G1)Motoristas temem trafegar pela estrada (Foto: Vanísia Nery/G1)
A estrada que dá acesso ao município de Rodrigues Alves (AC), pela BR-364, está sofrendo uma erosão em decorrência da elevação constante do nível do Rio Juruá.  O local está desbarrancando desde janeiro de 2014, quando foi realizado um trabalho paliativo no local, enquanto aguardavam o início do verão para realizar a construção de um acesso definitivo por outro local. A estrada provisória voltou a desbarrancar em janeiro deste ano, e já opera com apenas meia pista.
Pelo local, os moradores que necessitam se deslocar até Cruzeiro do Sul (AC), município vizinho, enfrentam um percurso de aproximadamente 11 km. Caso a estrada venha a romper, o acesso ficará bloqueado e o único meio de chegar ao município vizinho é enfrentando um desvio pela Rodovia AC-405, de aproximadamente 49 km. O mototaxista Antonio Monteiro, de 36 anos, necessita diariamente transitar pela via que dá acesso entre os municípios e já se preocupa com a situação.
“Tem que ter bastante cuidado para que não possamos sofrer um acidente. É um risco fatal. Eu já estou muito preocupado porque todos os dias tenho que ir em Cruzeiro do Sul e, caso essa estrada acabe totalmente, vou ter que fazer o contorno lá pela outra estrada e o gasto vai ser muito maior”, relatou o mototaxista.
Moradores como o autônomo Adelino Gomes Lima, de 19 anos, que trafegam constantemente pelo local consideram a via um perigo iminente em razão da falta de sinalização e ausência de iluminação pública.
“Está muito perigoso, sem nenhuma sinalização alertando os motoristas. Se em plena luz do dia o perigo já é grande, imagine a noite, que é uma escuridão só, não tem nenhuma luz. Nós que moramos aqui já nos preocupamos, imagino como o risco é bem maior para pessoas que vem de outros locais e passam por aqui a noite sem ter noção de como está esse buraco”, falou.
O técnico de enfermagem Everaldo da Silva Parnaíba relata que a população espera desde o ano passado pela construção de um acesso definitivo no local. “No ano passado, nesta mesma  época, prometeram que iam fazer a estrada no verão, e nós já estamos no inverno novamente e não fizeram nada. Para passar aqui a noite é um grande perigo, pois não é sinalizado. Se o poder público não tiver um olhar  diferenciado para nossa população vamos ficar isolados”, reivindicou.
De acordo com o responsável pela parte administrativa do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Jusciel de Oliveira, o trabalho paliativo realizado no ano passado voltou a apresentar erosão, mas a estrada definitiva será construída por outro percurso, que passa por dentro de uma fazenda, cujo proprietário cedeu uma área de terra. Ele afirma que até maio deste ano a obra deve ser iniciada.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.