Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Rio ultrapassa 18 metros em Xapuri e invade igreja pela primeira vez

Nível ultrapassou em mais de dois metros a marca histórica de 2012.
'Cidade está um caos', diz moradora de Xapuri.

Geisy Negreiros
Do G1 AC
Na foto, tirada nesta quinta-feira (26) a parte interna da Paróqui São Sebastião, em Xapuri (Foto: Kenny Roger/Arquivo Pessoal)É a primeira vez que a água invade a Paróquia São Sebastião, em Xapuri; foto foi tirada nesta quinta-feira (26) (Foto: Kenny Roger/Arquivo Pessoal)
O nível do Rio Acre, em Xapuri, cidade a 188 km de Rio Branco, chegou à marca de 18,08 metros às 9h desta quinta-feira (26), ultrapassando em mais de dois metros o nível histórico de 2012, quando chegou a 15,54 metros. No município, 17 abrigos foram montados para receber as 611 famílias atingidas, um total de 1.655 pessoas. Cinco bairros foram atingidos, além da zona rural. Parte da telefonia da cidade está comprometida e a maioria dos órgãos públicos tiveram o atendimento interrompido.
Nascida em Xapuri, a professora Luiza Melo, 46 anos, considera o nível das águas assustador e diz que nunca viu situação igual na cidade. Segundo ela, por causa da enchente a cidade está um caos. "Nunca vi o rio tão cheio. Trabalho há 15 anos na Escola Estadual Plácido de Castro e a água nunca tinha atingido a instituição. Uma situação inédita por aqui. A cidade está um caos. Onde eu moro não atingiu, pois fica na parte alta, mas se atingir acaba com a cidade", avalia.
Esta é a primeira vez também que a enchente chega até a paróquia de São Sebastião, tida como referência, localizada na Rua Benjamin Constant, no Centro de Xapuri. Segundo a Defesa Civil, em 1978, ano em que não era feita a leitura do rio, a água chegou na escadaria da igreja.
No dia 24, o Hospital Epaminondas Jácome, único da cidade, teve seu atendimento suspenso após ser invadido pelas águas  do rio. Os pacientes foram transferidos para a Unidade Básica de Saúde José Fadulo, localizada no bairro Pantanal.
Neste mesmo dia, a casa do líder seringueiro Chico Mendes, assim como o Centro de Memória Chico Mendes, foram completamente tomados pelas águas do manancial.
União reconhece emergência
Ainda na quarta-feira (25), o governo federal reconheceu a situação de emergência em Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasiléia e Rio Branco, municípios castigados pela fúria das águas do Rio Acre.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.