Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Próximo ao Dia do Trabalho, servidores cobram reajuste salarial

Servidores da Educação exigem aumento de 25% no piso salarial. 
Como protesto, categoria ameaça paralisar atividades por 24 horas.

Aline NascimentoDo G1 AC
Rosana Nascimento, presidente do Sinteac segura cartaz de indicativo de greve  (Foto: Aline Nascimento/G1)Rosana Nascimento, presidente do Sinteac segura
cartaz de indicativo de greve que deve ocorrer nesta
quinta-feira (30) (Foto: Aline Nascimento/G1)
Falta de servidores, aumento salarial de 25% no piso salarial, concurso público e o receio de uma possível terceirização da categoria. Essas são algumas das reivindicações dos servidores da Educação do Acre. Em coletiva nesta quarta-feira (29), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, ressaltou que a maior insatisfação da categoria é em relação ao aumento salarial que desde 2012 não tem reajuste. A categoria pretende paralisar as atividades nesta quinta-feira (30), um dia antes do Dia do Trabalho, comemorado no dia 1º de maio.
"Queremos um reajuste de 25% no piso referente aos anos de 2012 a 2015 das carreiras por formação. Precisamos que as escolas sejam adequadas com climatização, uma melhoria na estrutura das cozinhas, porque são insustentáveis, precisam ser industriais. A Educação precisa de melhorias", contou
Além do reajuste salarial, Rosana explica que os servidores cobram mais atenção do governo para a categoria, cumprimento do equadramento do tempo de contribuição, entre outras reivindicações.
"Precisamos de mais funcionários, combater a terceirização, queremos que seja acertado no congresso sobre os 10% do Produto Interno Bruto (PIB), que todo ano é elevado, e esse ano ainda não houve. Estamos cobrando também a implementação dos planos de educação, tanto estadual como municipal e equiparação da média salarial entre a categoria dos profissionais da Educação. Porque temos uma diferença muito grande entre os professores e os servidores", disse Rosana.
Segundo a presidente do Sinteac, alguns sindicatos foram convocados para participar de uma paralisação de 24 horas que deve ocorrer nesta quinta-feira (30). Ela explica que o objetivo é mobilizar as autoridades para as dificuldades enfrentadas pelos servidores. "A Educação é de responsabilidade de todos, não é somente do professor, funcionários, alunos e nem do Sinteac, mas de todos. Estamos convocando para que todos possam participar e defender a Educação de qualidade", argumenta.
A paralisação faz parte da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que teve inicio no dia 27 de abril e se estende até o dia 1º de maio. O evento ocorre em todo país e promove seminários, debates sobre planos de educação nacional e local e atividades com os servidores. A semana é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE).

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.