Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Para pressionar governo, servidores da Educação acampam na SEE

Servidores da Educação estão em greve no Acre desde o último dia 17.
Entre as reivindicações estão o reajuste salarial e o pagamento VDP.

Janine Brasil e Quésia MeloDo G1 AC
Professores pedem aumento salarial e qualidade na educação (Foto: Quésia Melo/ G1)Professores pedem aumento salarial e qualidade na educação (Foto: Quésia Melo/ G1)
Em greve desde o último dia 17, os servidores da Educação ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) estão acampados dentro do prédio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Os educadores reivindicam reajuste salarial, pagamento Programa  de Valorização de Desempenho Profissional (VDP), e do piso nacional para os funcionários de escolas. 
De acordo com a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, as negociações com o governo já avançaram, mas os educadores querem uma certeza de que suas reivindicações serão atendidas em sua totalidade.
Professores acamparam em frente à Secretaria de Educação em Rio Branco  (Foto: Quésia Melo/ G1)
Professores acamparam em sede da Secretaria de
Educação em Rio Branco (Foto: Quésia Melo/ G1)
"Desde que começamos a greve, já avançamos, não tínhamos possibilidade de receber nenhuma proposta, na última reunião eles já falaram que têm uma proposta de negociação. Hoje [segunda-feira, 22] às 10h, teremos uma reunião com representantes da Educação, mas até lá ficaremos acampados", disse.
Sobre a quantidade de professores que aderiu ao movimento, Rosana disse que não é possível precisar um número exato. "Não temos como dizer quantos professores estarão acampados no protesto, mesmo porque não tem como termos esse controle, os números são imprevisíveis. O fato é que vamos ficar acampados com nossas faixas, carro de som e vamos oferecer almoço para os trabalhadores que estiverem lá", disse.
Entenda o caso
Após uma assembleia geral, realizada no último dia 17, em Rio Branco, os professores e funcionários das escolas estaduais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) deflagraram greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria, estão reajuste salarial, o pagamento Programa de Valorização de Desempenho Profissional (VDP) e do piso nacional para os funcionários de escola.

No mesmo dia, a categoria chegou a se reunir em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde montou grupos que seguiram para as escolas do Centro e dos bairros da capital, com objetivo de fazer arrastões e chamar outros funcionários para aderirem ao movimento.
O Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Acre (Sinproacre), após definir em assembleia, no último dia 18, os professores da rede pública do Acre deflagraram greve por tempo indeterminado a partir da última sexta-feira (19). Dentre as reivindicações, estão o reajuste de 20% no piso salarial, realização de concurso público efetivo, reformulação da lei de gestão e dedicação exclusiva aos professores do 6º ao 9º e em Ensino Médio.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.