Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Alegando falta de negociação, professores mantêm protestos

080715-cotidano-greve-profs
Grevistas acamparam em frente à SEE esta manhã
Em greve desde o dia 17 de junho, os professores que estão em frente à Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) mantêm os protestos. Por volta das 10h30min da manhã de hoje, os grevistas chegaram a fechar a rua da Ladeira do Boa Preta, devido à suspensão da reunião que haveria com o governo e os professores ainda pela manhã.
O ato de bloqueio da rua durou pouco tempo, pois a reunião foi remarcada para esta quinta-feira (9). De acordo com a assessoria do Sinteac, a partir das 8h30min desta quinta os grevistas estarão concentrados em frente à Casa Civil para aguardar o resultado da contraproposta que o governo disse que fará durante a reunião.
Durante todo o dia, caravanas com professores de Capixaba, Xapuri e Epitaciolândia chegaram à Capital para participar do movimento. Até os alunos resolveram apoiar os professores e ‘engrossaram’ os pedidos por melhorias na Educação, tanto na valorização ao corpo docente, quanto na estrutura das escolas.
Renan Sousa é estudante da escola São João Batista, no município de Bujari. Ele veio à Rio Branco apoiar a greve dos professores. "Nós precisamos de melhorias dentro das escolas. Eu estudo em uma escola pequena que, pra ouvir o professor, precisamos desligar os ventiladores. Quanto à greve é um direito deles", disse ele.
Ontem, o governador Tião Viana informou que a greve estava enfraquecendo com o retorno das aulas em algumas escolas, mas a direção do Sinteac desmentiu a informação e assegurou que o número de profissionais a favor da greve tem aumentado e mais de 60% dos professores estão com o sindicato.
Em escolas de Rio Branco, é possível encontrar portões abertos e salas vazias e também outras funcionando normalmente. A escola Serafim da Silva Salgado, com 1125 alunos, é a maior da Baixada da Sobral. Possui 60 professores. Desses, 40 estão em greve. A direção aproveita a oportunidade para realizar pequenas reformas no local, mas ainda assim lamenta a greve.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) disse que permanece na tentativa de negociar com a categoria.
NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) esclarece que o Governo ainda está em diálogo com a categoria da educação. As negociações acontecem de forma transparente e responsável, como sempre foi feito ao longo dos anos. Prova disso é que praticamente tudo o que foi pleiteado pelos sindicatos foi garantido nos últimos anos.

A SEE reforça que as decisões devem ser tomadas com prudência, para garantia de que o Estado cumpra todos os pactos até aqui firmados, e não acene com propostas impossíveis de serem consolidadas na prática.
http://www.agazeta.net/cotidiano/9558-reuniao-com-governo-e-suspensa-e-gera-bloqueio-de-rua

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.