Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

EM FEIJÓ: Colonia dos Pescadores Realiza Manejo do Pirarucu

De acordo com o técnico agroflorestal da seaprof, Edvison Cardoso, desde de 2008, é realizado no município de Feijó, pela a  colonia e pescadores do município, em parceria com a Ong WWF Brasil, o manejo do Pirarucu, este ano não foi diferente foi mais um ano de monitoramento, contagem e manejo de pirarucu, em lagos do alto Rio Envira, a cota conforme determinação do instituto de meio ambiente do Acre, era para realizar o manejo de trinta pirarucus em apenas cinco lagos dos nove existente no municipio e têm pirarucu.
Neste cinco lagos, conforme autorização do Imac, os pescadores da colonia de pescadores de Feijó, conseguiram realizar a pesca de vinte e três pirarucus, todos na base de dois  a três metros e pesando em torno de 60 a 80 quilos, cada pirarucu e  perfazendo um total de 1.400 quilos do pescado. O pirarucu, já está sendo comercializado na colonia dos pescadores, o pirarucu seco custa R$ 22,00 o quilo e o fresco, custa R$ 17,00 o quilo.      
De acordo com presidente da colonia de pescadores de Feijó, o Vereador Charles, PP, que esteve juntamente com os pescadores acompanhando o processo de manejo do pirarucu, nos lagos do alto Rio Envira, disse que novamente foi um sucesso o manejo do pirarucu este ano em Feijó. E, do total de 1.400 quilos do pirarucu pescado das vendas do mesmo 20% desta venda é destinada a comunidades que moram as margens dos lagos; 15% é destinado para a colonia dos pescadores e 65% é destinado aos pescadores. 
E, a partir foi implantado um aplicativo por meio de Smartphone e será implantado nos pirarucus chips, ou seja está sendo todo um processo de acompanhamento e monitoramento dos pirarucus. 


E, a colonia de pescadores está realizando um intercambio entre os pescadores de Rondonia para que os pescadores da colonia de Feijó possa mostrarem suas técnicas e habilidades no manejo do pirarucu, no estado de Rondonia.        

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.