Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Principal “Pirata” da exploração de madeira ilegal na Amazônia recebeu prêmio de Sebastião Viana

Preso em casa pela Policia Federal durante operação de desmantelou, no Pará, um esquema bilionário que desmatava, corrompia funcionários públicos e ameaçava de morte quem ficava no caminho, Eloy Luiz Vaccaro, foi homenageado pelo governo do Acre, com certificado de reconhecimento por seus esforços prestados ao desenvolvimento da produção do açaí no Brasil.
Um dos principais membros de uma quadrilha que vem espalhando pânico no Pará, Eloy Luiz Vaccaro, foi preso pela Policia Federal em casa, na Operação que desmantelou um grupo chamado “Piratas da Amazônia”. Vinte e uma pessoas foram presas desde o dia 24. O Acre teria passado despercebido durante a reportagem exibida com exclusividade pelo Fantástico, ontem (30) mas o advogado de defesa de Vaccaro, chamou a prisão de seu cliente de equívoco, afirmou que o mesmo é um empresário respeitado, já tendo sido homenageado por autoridades no Acre e no Pará.
Secom_Acre_GM1902153294-208x300
De fato, o maior produtor de açaí do Brasil esteve no Acre e foi recebido com tapete vermelho pela equipe de produção do “governo parceiro”. A promessa de investimentos na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) levou o governador Sebastião Viana, juntamente com o secretário de Extensão e Produção Agroflorestal (Seaprof), Glenilson Figueiredo, a entregarem um certificado de reconhecimento por seus esforços prestados ao desenvolvimento da produção do açaí no Brasil.
“O Acre ganhou mais um amigo. Agora iremos avançar definitivamente nessa produção”, declarou o governador.
Pois é, pelo que parece, o serviço de inteligência do Palácio Rio Branco falhou. Não alertou a maior autoridade do estado de que estava em curso, pela Policia Federal e Ministérios Públicos de vários estados brasileiros, entre eles, o Pará e Santa Catarina, uma profunda investigação contra Eloy Vaccaro e mais 20 pessoas, envolvidas em uma poderosa quadrilha que corrompia funcionários públicos e ameaçava de morte quem ficava no caminho.
Quando tirou a foto ao lado do governador Sebastião Viana e os secretários de estado, Vaccaro já vinha sendo investigado. A imagem foi estampada em horário nobre e utilizada na peça de defesa do advogado de Vaccaro que tenta a todo custo, provar que o empresário, é um homem bonzinho.
O ESQUEMA – Segundo reportagem do Fantástico, estima-se que entre 50% e 80% de toda a madeira retirada na Amazônia seja produto de desmatamento ilegal, um negócio que, só em exportações, movimenta em média R$ 1 bilhão por ano.
A madeira cortada de forma criminosa ganha aparência de madeira legal, com uma fraude cada vez mais sofisticada. O comércio de licenças de corte fraudadas ou roubadas.
A ATUAÇÃO DE VACCARO – A atuação de Vaccaro era dentro dos assentamentos. Com ajuda de funcionários do Incra, os produtores no município de Óbidos, eram totalmente abandonados pelo poder público e forçados a venderem suas terras aos fazendeiros.
Ainda de acordo o Fantástico, em uma delas, o Incra, através de Bacelar, entregou 10 mil hectares a Eloy Vaccaro, o homem que se apresenta como o maior produtor de açaí do mundo. Parte da plantação está dentro da terra dos assentados.
NEGÓCIOS NO ACRE – Ao sair do Acre no dia 20 de fevereiro, o poderoso Vaccaro afirmou que vai investir em negócios no Acre. Ele visitou projetos do governo e propriedades particulares de produtores de açaí, segundo a estatal de notícias do Palácio Rio Branco, “dialogando com produtores locais para promover trocas de experiências e pensar possíveis investimentos na cadeia produtiva”.
Vaccaro foi preso em casa, no estado de Santa Catarina e de lá foi direto para o presídio.
http://www.ac24horas.com/2015/08/31/principal-pirata-da-exploracao-de-madeira-ilegal-na-amazonia-recebeu-premio-de-sebastiao-viana/?doing_wp_cron=1441030619.2993750572204589843750

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.