Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No AC, apenas 4 cidades atingem meta de vacinação contra poliomielite

Tarauacá, Plácido de Castro, Mâncio Lima e Bujari atingiram meta, diz Saúde.
Campanha terminou nesta segunda (31) e AC vacinou somente 66,69%.

Caio FulgêncioDo G1 AC
POLIOMIELITE (Foto: Divulgação Prefeitura / Ricardo Boni)Campanha terminou nesta segunda-feira (31) em
todo país (Foto: Divulgação Prefeitura/Ricardo Boni)
A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) terminou nesta segunda-feira (31) e apenas quatro municípios acreanos conseguiram alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Divisão de Imunização do Estado, somente Tarauacá,Plácido de CastroMâncio Lima e Bujarivacinaram 95% do público-alvo.
Em números gerais, o estado imunizou 66,69% - o equivalente a 48.986 crianças vacinadas. A meta mínima preconizada pelo governo federal era de 69,7 mil acreanos. Segundo a Imunização estadual, Rio Branco e Cruzeiro do Sul - maiores cidades do Acre - imunizaram 63,26% e 50,33%, respectivamente.
No entanto, a enfermeira Rosimary Muniz, da equipe de imunização, afirma que as porcentagens devem ser maiores, principalmente, por causa das áreas de difícil acesso, cujos dados demoram mais tempo para ser lançados no sistema. O estado tem até o dia 10 de setembro para atualizar esses números. Ela diz ainda que ainda não existe sinalização para que a campanha seja prorrogada.
"Acredito que não vai haver prorrogação nessa campanha, porque nós já vamos entrar na campanha contra o HPV. O Ministério da Saúde mandou vários comunicados falando a respeito do encerramento. Só deram esse espaço de tempo no sistema porque os dados precisam ser processados e existem muitas áreas rurais que demoram a chegar", diz.
Por fim, a enfermeira lamenta pelas crianças que não receberam a dose. Ela diz que, mesmo com a doença erradicada no Brasil, são recebidos muitos turistas, inclusive de países onde ainda existem casos da doença.
"Ficamos com o coração partido, porque sabemos da importância. Temos o certificado de que já erradicamos a polio, mas temos que vacinar, porque temos entrada de turistas de outros países que não erradicaram. As crianças que não tomaram vão ficar vulneráveis a essa população de locais que não estão com a doença controlada", finaliza.
Doença
A poliomielite é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso registrado ocorreu há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.