Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No AC, estudante percebe golpe de falsa promoção e faz vídeo da ação

'Ele tentava me convencer falando do dinheiro que eu iria receber', diz.
Filha de policial, jovem percebeu golpe; polícia faz alerta

Yuri MarcelDo G1 AC
Estudante filmou ação dos suspeitos (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)Estudante filmou ação dos suspeitos (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
"Como está o seu coração agora, meu anjo, sabendo que é a mais nova ganhadora da mega espetacular promoção? Poderá estar recebendo o valor de 20 mil até mesmo agora ". Ao ouvir a voz do outro lado da linha anunciando que era vencedora de uma promoção, que até então ela não sabia que estava participando, a estudante de fisioterapia Gabriela Mesquita, de 22 anos, não teve dúvidas de que estava sofrendo uma tentativa de golpe. A jovem resolveu gravar as ligações.


Filha de policial e ex-servidora de uma delegacia, a jovem diz que ter ciência da existência de outras vítimas desse tipo de golpe a ajudou na hora de perceber o que estava ocorrendo. "Eu sabia tudo que ele ia falar. Por isso nem saí de casa", conta.

O suspeito utilizou dois números de telefone diferentes. Um com o DDD 84, do Rio Grande do Norte, e outro com o DDD 88, do Ceará. Ele pede que ela vá até um caixa eletrônico, insira o cartão do banco e selecione a opção transferência. Por fim, ele pede que ela digite a senha de resgate, repetindo junto com ele os números e apertando em confirmar.


"Ele tentava me animar e convencer falando do dinheiro que eu iria receber. Perguntava se eu tinha dívidas, se estava feliz, como estava meu coração", conta.



A revelação do golpe veio ao final da ligação. Depois de fingir executar todas as orientações do suspeito, a jovem perguntou quando receberia o dinheiro. "Perguntei pelos R$ 20 mil aí ele disse que eu nunca receberia. Foi então que dissemos que ele também não receberia nenhum centavo", lembra.



Apesar do susto, ela diz que não quis registrar boletim de ocorrência, já que não chegou a ser lesada.



Porém, casos como o da estudante não são raros. O vigia Jonatan Bezerra é outro que já recebeu algumas ligações do tipo. "O 'cara' liga de um número diferente, começa a pedir conta de banco, primeiro vem a premiação, aí depois começa a pedir conta de banco aí a gente vai sacando", diz.



Já na família da estudante Lorena Azevedo, a vítima do golpe quase foi a avó dela.  "As pessoas ligam pra ela, às vezes é desconhecido ou até mesmo de loja, pedindo dados e ela costuma dar. Meu avô percebendo pediu pra ela desligar na hora. Foi quase", lembra.

Polícia alerta
De acordo com o delegado Nilton Boscaro, a recomendação da polícia é que as pessoas nunca passem dados pessoais por telefone. "A não ser que você tenha feito o contato com a empresa da qual você tem prestação de serviço.  Empresas de telefone, empresas de tv a cabo, mas se alguém ligar pedindo dados sempre desconfie", ressalta.


Ele orienta ainda o que é preciso fazer caso a pessoa se torne vítima desse tipo de golpe. "Infelizmente se alguém for vítima tem que procurar a delegacia mais próxima, fazer um registro de ocorrência por estelionato ou por tentativa de estelionato", diz.  O crime é considerado de natureza leve e a pena pode variar de 1 a quatro anos de reclusão.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.