Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acreana fica em 2º lugar em Concurso Jovem Senador

Redação de Eduarda Moura ficou em 2º lugar em meio a outras 84 mil. 
Cruzeirense estuda em escola pública e vai representar o Acre em concurso.

Adelcimar CarvalhoDo G1 AC
Eduarda Moura Pinheiro, de 17 anos, ficou em segundo lugar geral no concurso Jovem Senador (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Eduarda Moura Pinheiro, de 17 anos, ficou em segundo lugar geral no concurso Jovem Senador (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
A jovem Eduarda Moura Pinheiro, de 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul, vai representar o Acre no Projeto Jovem Senador 2015. A acreana concorreu com outros 84 mil estudantes e sua redação com o tema: “Superar a indiferença para fazer a diferença”, ficou em segundo lugar geral.
O projeto Jovem Senador ocorre entre os dias 16 e 20 de novembro, em Brasília (DF). Esse ano, o tema do concurso foi "A participação política, no parlamento, nas ruas e redes sociais". Cada unidade da federação é representada por um jovem. Os 27 estudantes escolhidos vão participar de atividades no Senado Federal.
Essa não é a primeira vez que a jovem de família humilde, residente no Bairro Mutirão do Cruzeirão, que caminha dois quilômetros para chegar à escola onde estuda, representa o município em uma disputa nacional. Ela já venceu a Olimpíada de Português em 2010 e no ano passado foi finalista desta mesma olimpíada. "Não estou cabendo dentro de mim, de tanta felicidade em ter conquistado esse título”, disse, diz Eduarda.
Para a estudante, o esforço é o melhor meio de se conquistar vitórias. “Me esforço muito e faço leitura. Todo aluno necessita de um professor na sala de aula, mas é preciso estudar em casa para aprender melhor. Vejo que todo meu esforço valeu apena. Sempre estudei em escola pública. Acho que todos os jovens têm inteligência para conseguir vitórias, mas alguns são acomodados e não querem estudar".
Eduarda mostra orgulhosa  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
Eduarda se diz orgulhosa por ter conseguido vencer
o concurso (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
A jovem senadora mostra preocupação com a situação da violência nas escolas e pretende apresentar no senado federal uma indicação de projeto de lei que garanta mais segurança em instituições públicas.
“Todos os 27 representantes vão ter a oportunidade de propor um projeto de lei. Então, diante de todos os fatos vivenciados em minha escola, vou propor uma medida que trate de dar mais segurança para as escolas públicas. A violência ocorre muito e às vezes impede o aprendizado dos alunos. É preciso que o estudante se sinta o mais seguro possível para ter uma boa aprendizagem”, acrescenta Eduarda.       
O diretor da escola onde Eduarda estuda, Flávio Rosas, diz que a conquista da aluna não foi surpresa, pois ela sempre ganha destaque nas competições em que participa.
“Depois de tanta coisa em que alunos da escola estiveram envolvidos, algumas situações ruins, ontem [quinta-feira, 8] tivemos esta grata notícia, que para nós não é surpresa. Tivemos uma semana de muita violência no bairro onde a escola está situada, com certeza essa conquista de nossa aluna trás um alento e revigora nossa vontade trabalhar por uma educação melhor. Ela serve de exemplo para os demais colegas. Ano passado já se destacou nas olimpíadas. A conquista dela é uma recompensa pelo seu esforço e da professora Gessytha Azevedo”, finalizou.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.