Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Facebook, Whats e Instagram podem ser bloqueados

Depois de ter R$ 38 milhões de reais de suas contas bloqueados, o Facebook também pode deixar de funcionar no país por um período – tal como seus demais serviços, o WhatsApp e Instagram.
A causa é a mesma do bloqueio do WhatsApp no início do mês: o Facebook ter se recusado a quebrar o sigilo das mensagens trocadas no app e, assim, não colaborado com investigação criminal. Em nota, o MPF/AM (Ministério Público Federal do Amazonas), contou que o valor bloqueado é o resultado das multas diárias de R$ 1 milhão pelo descumprimento da decisão judicial.
“A postura de não atendimento a ordens judiciais claramente se caracteriza como ato atentatório à dignidade da Justiça podendo, além da multa, vir a ser determinada a suspensão dos serviços da empresa no Brasil”, disse em nota o procurador Alexandre Jabur, autor do pedido de bloqueio. “Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas”, completou, dizendo que o Facebook mostra desprezo à Justiça brasileira.
O Facebook defendeu-se afirmando que o conteúdo solicitado está sob responsabilidade de operações na Irlanda e Estados Unidos e que, por esse motivo, seria necessária uma cooperação internacional para cumprir a decisão.
O MPF, por sua vez, rebateu afirmando que a decisão está prevista no Marco Civil da internet.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.