Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ex-prefeito preso pela PF-AC sai de presídio e vai para prisão domiciliar

Aldemir Lopes foi preso em Operação da PF no Acre, no dia 15 de julho.
Advogado diz que Lopes está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

Iryá RodriguesDo G1 AC

Aldemir Lopes foi preso em Operação da PF no Acre, no dia 15 de julho (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)Aldemir Lopes foi preso em Operação da PF no Acre, no dia 15 de julho (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
O ex-prefeito de Brasileia, Aldemir Lopes, preso preventivamente pela Polícia Federal no Acre, deixou, nesta segunda-feira (8), a Unidade de Regime Fechado 4, popularmente conhecida como 'Papudinha', após ser beneficiado com o direito de prisão domiciliar. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (10), pelo advogado de Lopes, João Artur.
Lopes estava preso desde o dia 15 de julho, quando a PF deflagrou a ''Operação Metástase", que investiga o desvio de mais de R$ 7 milhões em recursos públicos na cidade de Brasileia, no interior do Acre. O dinheiro teria sido gasto com pagamento de propinas, desvios de verbas e contratos fraudulentos desde 2013.
Na época, o delegado responsável pelas investigações, Fares Feghali, informou que o ex-prefeito foi preso porque estaria coagindo as testemunhas do caso. O advogado de defesa de Lopes, porém, nega a acusação.
"O processo não narra nenhuma coação ou nenhum contato que o Lopes teria tido com nenhuma testemunha do processo. Na verdade, havia um advogado atuando no processo, e o delegado entendeu que esse advogado estava atuando sob orientação do ex-prefeito, mas nada disso foi provado. Tanto que a prisão dele foi revogada e decretada a prisão domiciliar", afirmou o advogado.
Com a decisão, o ex-prefeito passa a usar uma tornozeleira eletrônica e não pode sair de casa, segundo informou a defesa. "O procedimento era tentar tirá-lo da prisão, e conseguimos, por enquanto. Agora, vamos esperar para pedir também a revogação da tornozeleira. Assim como provamos para o juiz que não tinha necessidade da prisão, vamos provar que não tem necessidade da tornozeleira", disse.
  •  
Operação da Polícia Federal em Brasiléia, no Acre (Foto: Alexandre Lima/Arquivo Pessoal)
Operação da Polícia Federal no Acre foi realizada
em Brasiléia, no dia 14 de julho 
(Foto: Alexandre Lima/Arquivo Pessoal)
Operação Metástase
A Polícia Federal descobriu, durante a ''Operação Metástase", o desvio de mais de R$ 7 milhões em recursos públicos na cidade de Brasileia, no interior do Acre.

O dinheiro teria sido gasto com pagamento de propinas, desvios de verbas e contratos fraudulentos desde 2013. A informação foi repassada pelo delegado Fares Feghali.
Durante a operação, realizada no dia 14 de julho, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão nas cidades de Brasileia, Epitaciolândia e Rio Branco.  O ex-prefeito de Brasileia, Aldemir Lopes, foi preso preventivamente. A operação resultou ainda no afastamento de quatro secretários e do atual prefeito do município, Everaldo Gomes (PMDB-AC).
O suspeitos foram indiciados por organização criminosa, lavagem de capital, corrupção passiva e ativa e peculato. Feghali explica ainda que o ex-prefeito foi preso porque estaria coagindo as testemunhas do caso. A investigação aponta que a organização usava empresas fantasmas e notas frias para desviar verbas.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.