Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Cego é destaque entre os fotógrafos que registram a Paralimpíada do Rio

João ficou cego em 2004 em decorrência de caso grave de uveíte bilateral.
'A audição me ajuda e o contraste de cores facilita', explicou fotógrafo.

Cristina BoeckelDo G1 Rio

 Em meio à aglomeração de fotógrafos que fazem o registro de imagens da Paralimpíada Rio 2016, João Maia chama a atenção de todos. Ao contrário dos outros profissionais, ele é cego. Com o auxílio da audição e da tecnologia, ele prova ser capaz de exercer com maestria a profissão que escolheu, apesar da limitação. "Fotografia é sensibilidade", ele afirma. (veja o depoimento dele no vídeo acima)
A audição me ajuda e o contraste de cores me facilita"
João Maia
João ficou cego em 2004, aos 28 anos, em decorrência de um caso grave de uveíte bilateral - uma inflamação na camada média do globo ocular. Ele não enxerga com o olho direito, que sofreu descolamento de retina. Já o olho esquerdo tem uma lesão no nervo ótico, além de glaucoma. Clinicamente cego, ele só é capaz de enxergar vultos coloridos à uma distância de até um metro.
Por causa do problema ocular, João faz tratamento periódico no Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele começou a fotografar quatro anos depois de ficar cego.


“A audição me ajuda e o contraste de cores me facilita”, explicou João sobre o desafio de fotografar sem enxergar. Ele opera uma câmera profissional com o auxílio de um telefone celular que possui comandos de voz e o indica onde está cada comando do equipamento.


“As pessoas me perguntam se faz diferença fotografar com uma câmera ou com um celular. Mas o que faz a diferença é quem está por trás do equipamento. Como você compõe a foto, imagina a foto. Tudo isso passa pela minha cabeça”, revelou.
João Maia em ação na cobertura da Paralimpíada (Foto: Reprodução/ Internet)João Maia em ação na cobertura da Paralimpíada (Foto: Reprodução/ Internet)

Superação
Nascido na cidade de Bom Jesus, no Piauí, João Maia se mudou para São Paulo há 20 anos em busca de melhores condições de vida. Na capital paulista, ele concluiu o curso técnico em agropecuária. O sonho de ingressar numa faculdade só foi realizado após o problema de saúde que lhe tirou a visão.

Nunca é tarde para voltar e começar"
João Maia
“É engraçado como a vida traça caminhos diferentes. Eu só concluí o curso de licenciatura em história depois que eu fiquei deficiente visual, aos 33 anos. Por isso que eu digo: nunca é tarde para voltar e começar”, destacou João, que ingressou no ensino superior graças a uma bolsa de estudos para atletas.


Acostumado a fotografar eventos esportivos, participar da Paralimpíada é o ponto alto da carreira de João Maia. As competições de goalball e futebol de cinco são suas favoritas.
“Todo mundo tem que ficar em silêncio, aí a gente tem que ouvir o guizo da bola. Aí é perfeito para fotografar, porque eu vou seguindo o som com o guizo e tem o contraste das cores, o que proporciona uma imagem de qualidade”, contou João.

Maia fez registro do nadador brasileiro Daniel Dias durante Paralimpíada (Foto: Reprodução/ Internet)Maia fez registro do nadador brasileiro Daniel Dias durante Paralimpíada (Foto: João Maia/Divulgação)

Fotógrafo fez registro dos Agitos Paralímpicos da Rio 2016 (Foto: Reprodução/ Internet)Fotógrafo fez registro dos Agitos Paralímpicos da Rio 2016 (Foto: João Maia/Divulgação)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.