Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Professora do AC é selecionada para curso nos EUA: 'experiência única'

Diana do Nascimento foi a única escolhida no estado do Acre.
Ela e mais seis professores de outras regiões do Brasil terão aulas nos EUA.

Iryá RodriguesDo G1 AC

Professora acreana foi selecionada para curso nos EUA (Foto: Diego Gurgel/Secom)Professora acreana foi selecionada para curso nos EUA (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Formada em inglês, a professora acreana Diana Ketlem Paula do Nascimento, de 24 anos, não vê a hora de viajar para o exterior. Ela está entre os 64 selecionados para o Programa Líderes Internacionais em Educação (Ilep) e deve participar de um curso nos Estados Unidos. Ela foi a única escolhida no estado e está entre os sete brasileiros que vão para o país americano pelo programa.
"É uma experiência única, tanto no lado pessoal como no profissional. Tem a questão da cultura, que vou conseguir assimilar bastante. Gosto muito de estudar e aprender coisas novas. Estou indo com foco total e vou tentar absorver tudo que puder para, quando voltar para o Acre, poder compartilhar com outros professores do estado", disse a professora.
O programa Ilep é uma ação da Embaixada Americana no Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos para professores de inglês do ensino médio de diversas partes do mundo.
O processo de seleção iniciou em março deste ano. Para concorrer, era preciso que o candidato tivesse uma experiência de ao menos cinco anos lecionando a disciplina na rede pública. Diana é professora do Centro de Estudo de Línguas (CEL), em Rio Branco, e essa foi a primeira vez que ela se inscreveu no programa.
A professora de inglês viaja em 1º de janeiro do próximo ano e deve voltar no dia 15 de maio. Durante os cinco meses de experiência, Diana deve ainda dar aula em uma escola norte-americana. 
"A programação é focada em três partes: metodologias de ensino, planejamento de aula e uso de tecnologia em sala de aula. Vamos estudar em uma universidade e seremos ouvintes. Também teremos oportunidade de dar aulas em uma escola de ensino fundamental ou médio. Ao final, vamos receber um certificado", diz.
Enquanto vive a expectativa da viagem, a professora, que nasceu em Rio Branco, relembra como surgiu o interesse pela língua inglesa. "Foi durante o ensino fundamental, no 9º ano, quando tive que apresentar uma música em inglês na sala de aula. Eu não sabia nada na época. Depois disso, decidi que ia falar inglês e comecei a estudar. Fiz cursinho particular e depois passei na universidade", disse.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.