Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Após Casos de Doenças de Chagas, Gerente da Vigilancia Sanitaria Estadual, MPE, IDAF, SEAPROF E Prefeitura Reune-se com Produtores de Açaí

Na manhã desta sexta-feira, 14, aconteceu no auditório do CEDUP, uma reunião com os produtores da açaí de Feijó.  

Segundo o gerente da secretaria estadual de vigilancia sanitária, José Texeira Pinto, esta reunião é para a trazer a tranquilidade para a população de Feijó e a população do Acre, consumidora do açaí de Feijó, e com isto, desfazer as informações que foram passadas pela imprensa de forma errada, em realção ao contaminação do açaí de Feijó, e que causou um certo pânico aos produtores e a todos os consumidores do açaí de Feijó. A maioria das noticias passada pela imprensa ela é sensacionalista indo além do que é a realidade e verdadeiro.

E, Dizer que 13 pessoas da mesma família produzindo o vinho do açaí de forma artezanal, foram foi contaminada  com o protozoário Trypanosoma Cruzi, transmissor da Doença de Chagas, de forma insolada na zona rural de Feijó. Isto não quer, dizer toda a cadeia produtiva do açai do município de Feijó esteja contaminada por este protozoário.

E, já nos proximos dias será realizado pela a Seaprof, o Idaf e o Sebrae dois cursos de qualificação e capaciração para os extratores e procedadores do açai de Feijó. 
De acordo com o promotor de justiça de Feijó, Ocimar da Silva Sales Junior, o ministério publico tem uma preocupação sobre esta noticia vinculada na imprensa sobre a contaminação pelo o protozoário Trypanosoma Cruzi, transmissor da doenças de Chagas, por parte da população por todos  que participam direta ou indiretamente da cadeia produtiva do açaí em Feijó, principalmente manterem a cultura do açaí ou até mesmo pederem seus  seu empregos e sua familia perder sua fonte de rendas, com a queda da venda do açaí, pois, poderá não haver mais a procura pelo o produto ofertado no mercado. E, Feijó poderá perder muito com isto,  até mesmo o Festival do açaí, pode estar ameaçado, e o município de de Feijó o titulo de terra do açaí por produzir e vender o melhor açaí da região. Para que isto, tudo não ocorra é necessário que toda os produtores do açaí se qualifique, se adaptar e se adequar. O governo do estado do Acre está dando a possibilidade para que todos se qualifiquem e mostra para todo a população acreana, que Feijó continuará produzindo ve vendendo açaí de qualidade, certificado e o melhor da região.
Que todos os produtores do açaí de Feijó, tem sim comprometimento com a saúde da população, e por meio destes cursos de qualifacação, capacitação, é o momento de todos produtores da cadeia produtiva de açaí, provarem isto.

O ministério publico de Feijó, propõe que todos os produtores que fazem parte da cadeia produtiva do açai assinem um termo de ajuste de conduta e estabelecerá uma muta, e o produtor que for pego descomprindo o termo de conduta terá seu produto apreendido e o mesmo será mutado e consequentemente terá todos os seus direitos comerciais comerciais casados, e mesmos não poderá produzir e nem comercializar mais o açaí. Esta e outras medidas que serão tomadas doravante e para manter a qualidade do açaí e colocar para o mercado um prdouto atestado e certificado. Para que o açaí de Feijó continue sendo o melhor açaí da região. 

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.