Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No Acre, jovens estudam até nove horas por dia para fazer o Enem 2016

oão Dantas, de 17 anos, quer obter a média de 700 pontos e fazer biologia.
Além de estudar em casa, jovens fazem cursinhos e pré-Enem.

Quésia MeloDo G1 AC

João Vitor Dantas, de 17 anos, disse que chega a estudar até 9 horas por dia; Mirna Lopes passa ao menos três horas revisando conteúdo (Foto: Quésia Melo/G1)João Vitor Dantas, de 17 anos, disse que chega a estudar até 9 horas por dia; Mirna Lopes passa ao menos três horas revisando conteúdo (Foto: Quésia Melo/G1)
Com a aproximação da data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), marcado para os dias 5 e 6 de novembro, os estudantes buscam manter o foco nos conteúdos e alguns chegam a estudar até nove horas por dia. Esse é o caso da adolescente João Vitor Dantas, de 17 anos, que tem o objetivo de atingir a média de 700 pontos no exame.
"Faço pré-Enem e durante três dias da semana fico mais focado e somo umas nove horas de estudo. Meu sonho é ser biólogo e busco vaga na rede pública. Minha segunda opção talvez seja história, pois também é uma área que gosto. Essa é a segunda vez que faço o Enem e a experiência vai me ajudar muito, pois na primeira vez fiquei perdido", conta.
Estudantes fazem pré-Enem, estudam em casa e participam de aulões (Foto: Quésia Melo/G1)Estudantes fazem pré-Enem, estudam em casa e participam de aulões (Foto: Quésia Melo/G1)
Mirna Lopes, de 17 anos, relata que também estabeleceu uma rotina de estudos e chega a ficar três horas por dia revisando os conteúdos. Ela estuda na Escola Estadual José Ribamar Batista, no bairro Sobral e diz que para reforçar os estudos participa de "aulões", faz simulados online e três vezes por semana participa de um pré-Enem gratuito na Universidade Federal do Acre (Ufac).
"Essa é a segunda vez que vou fazer o Enem, estou confiante. Espero conseguir uma nota boa para conseguir uma vaga em uma faculdade particular, pois o curso que quero é odontologia e não é ofertado na rede pública. Minha segunda opção é língua portuguesa. O aulão ajuda muito, principalmente no caso da redação, pois é o mais importante e estou treinando bastante para isso", afirma.
Estudando em dupla
Já as amigas Bruna Kéren, de 18 anos, e Fernanda Fernandes, de 16, decidiram estudar juntas. Desde abril as duas estudam em média três horas por dia. Bruna escolheu o curso de relações internacionais devido a curiosidade de conhecer novas culturas. Caso não consiga uma vaga nesta área ela pensa em optar pelo direito.

"Terminei o ensino médio e agora estou focada somente no Enem. Estou muito confiante, pois me esforcei ao máximo e incluí os estudos dentro da minha rotina diária", relata.
Fernanda faz cursinho desde abril deste ano e participa de "aulões". Ela já fez o Enem três vezes para adquirir experiência. Desta vez espera conseguir uma vaga no curso de enfermagem.

"Conhecer o exame é importante. Eu creio que vou me sair bem por causa dos testes dos anos anteriores. Dessa forma, a gente acaba pegando a prática e consegue tirar o nosso melhor. Quero uma nota que me garanta uma vaga na universidade federal ou uma bolsa na particular", finaliza.
Amigas estudam em dupla e dizem ter inserido estudos na rotina diária  (Foto: Quésia Melo/G1)Amigas estudam em dupla e dizem ter inserido estudos na rotina diária (Foto: Quésia Melo/G1)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.