Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Pescadores vão ter que se recadastrar para receber Seguro Defeso no AC

Colônia de pescadores vai fazer recadastramento em Cruzeiro do Sul.
Benefício começa a ser pago a partir de 15 de novembro.

Adelcimar CarvalhoDo G1 AC

Pescadores vão ter que passar por recadastramento em Cruzeiro do Sul (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Pescadores vão ter que passar por recadastramento em Cruzeiro do Sul (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
Os pescadores de Cruzeiro do Sul vão ter que passar por um recadastramento para receber o Seguro Defeso no município. As colônias de pescadores vão ficar responsáveis pelo cadastro, que inicia no dia 16 deste mês. De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores do município, Elenildo Nascimento, há no município 2,3 mil associados. Ele informou ainda que o benefício começa a ser pago a partir de 15 de novembro.
Presidentes das colônias de todo o estado participaram de uma capacitação, na semana passada, no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Rio Branco para saber detalhes de como realizar o recadastramento.
Devido à investigação, o benefício foi suspenso e os pescadores não estavam receberam o dinheiro. Nascimento esclarece que quem vai deferir se o pescador tem direito ao seguro é o INSS.
“Participei de um treinamento no INSS para receber orientações quanto ao preenchimento do recadastramento. Nossa intenção é que a partir de 15 de novembro os pescadores já recebam a primeira parcela do benefício. Vamos receber os documentos, preencher os formulários e enviar ao INSS”, explicou.
Recadastramentos começa neste mês, em Cruzeiro do Sul (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Recadastramento começa neste mês, em Cruzeiro do Sul (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
O presidente da colônia disse ainda que a intenção é programar o recadastramento para evitar grandes filas. “Vamos dividir os pescadores de acordo com a letra inicial do nome. Eles vão ter que apresentar a carteira de pescador profissional atualizada, RG, CPF e as notas fiscais que o pescador pescou e passou o peixe pelo mercado. A intenção é evitar pagamentos indevidos”, falou.
Seguro Defeso
O Seguro Defeso é um benefício pago ao pescador artesanal que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de algumas espécies. A partir de abril de 2015, a habilitação e concessão do Seguro Defeso passaram a ser feitas pelo INSS, que fez um acordo com as colônias de pescadores para o preenchimento dos formulários.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.