Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Para alerta sobre doença e sintoma, Acre institui o “Dia de Combate ao Câncer de Estômago”


Junge Frau hat Bauchschmerzen und Magenkrämpfe
Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto n° 3.270/ 2017 que Institui o Dia de Combate ao Câncer de Estômago a ser lembrado anualmente no dia 28 de setembro. O documento foi assinado pelo chefe do executivo acreano, Tião Viana (PT) mediante Projeto de Lei apresentado e votado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
O câncer de estômago é uma doença que atinge um número grande de pessoas em todo o país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 23 mil novos casos de câncer gástricos acometeram a população brasileira em 2016.
É o quarto tipo de câncer mais comum no homem, ficando, somente, atrás do número de casos de câncer de próstata e pulmão. Na mulher, é o quinto mais incidente, ficando, apenas, atrás dos casos de câncer de mama, colo do útero, colorretal e pulmão.
Os principais sintomas são dores no estômago, perda de peso, anemia e vômitos. As causas da doença estão associadas a fatores genéticos, história familiar, associação do uso de cigarro e bebidas alcoólicas, bem como o consumo de produtos defumados.
O ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde não possuem números específicos sobre quantidade de casos no Acre. Mais importante ainda do que os números é a alta taxa de mortalidade. Isto se deve ao fato, de que grande parte dos casos é diagnosticada em fase tardia, quando as chances de cura são mínimas.
Ao integrar o calendário oficial do Acre, a data terá como objetivo esclarecer a sociedade sobre a doença e seus sintomas, bem como qualificar os profissionais de saúde para as ações de tratamentos e prevenção.
Segundo o artigo 2° do dispositivo, o Poder Executivo poderá em conjunto ou não com as instituições devidamente legalizadas que tratam do tema, promover palestras, seminários, entre outras campanhas públicas de esclarecimento.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.