Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Fã de filmes, menino de 8 anos cria cinema gratuito para crianças carentes no Acre

Com um projetor e uma caixa de som, Rafael Kaweh leva cinema a outras crianças com ajuda dos pais. Última sessão ocorreu na sexta (29), na Cidade do Povo.

Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco
Menino de oito anos decidiu criar cinema para crianças carentes (Foto: Rafael Almeida/Arquivo Pessoal)
Apaixonado por cinema, principalmente animações, o pequeno Rafael Kaweh, de oito anos, decidiu criar o “Cine Oportunidades” com exibições gratuitas para que crianças carentes possam assistir filmes. O pai dele, o assistente social Rafael Almeida conta que o filho deu a ideia após saírem de uma sessão no cinema no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

Com pipoca e refrigerante, as crianças se divertem em sessões quinzenais. Dois filmes já foram exibidos. A última sessão ocorreu na sexta-feira (29) com o filme “Divertidamente”. A sede do projeto fica na Rua Guajará, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco.

“Ele é muito emotivo. Minha mulher assiste também e os dois choram, se emocionam. É importante destacar que os filme sempre possuem uma reflexão. No final da exibição é feita uma conversa com as crianças para falar um pouco dessa mensagem e também ouvir o que eles acharam”, relata.

Almeida conta que o filho sugeriu inicialmente que o pai comprasse um cinema e desse entradas gratuitas para todos, mas ele explicou ao pequeno que isso seria muito caro. Foi então que o menino relatou que na escola os filmes eram exibidos para várias pessoas com projeções em um tecido branco.

“Ele sempre gostou de ver filmes e quando temos a oportunidade levamos ele ao cinema. Ele sempre teve essa iniciativa de pensar no próximo, seja doando roupas que não caibam mais nele ou algo do tipo. A ideia é proporcionar essa oportunidade para crianças que não tem esse acesso”, explica.
Após sessão, Almeida conversa com crianças sobre a mensagem passada pelos filmes (Foto: Rafael Almeida/Arquivo Pessoal)

O pai lembra que ele e a mulher já possuem um trabalho social chamado “Oportunidade” e decidiram usar a estrutura e a equipe de voluntários que já atuam para colocar a nova ideia em prática. Com doações, compraram um banner, projetor e um caixa de som.

Além do filme, crianças que nunca tiveram a oportunidade de ir a um cinema de verdade concorrem a dois ingressos que são sorteados ao final da exibição.


“Fazemos o sorteio e levamos os ganhadores ao cinema. Para mim, como pai, é muito emocionante ver essa atitude. Fico muito feliz, isso mostra que eu e a mãe dele somos um exemplo para ele com nosso trabalho social. Ele ter esse espírito de compartilhar é muito importante para nós”, finaliza.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.