Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Seca: diretor do Depasa afirma que abastecimento de água em Rio Branco poderá ser comprometido

Nível do rio Acre está com 1,66 metros/Foto: Altino Machado
O diretor presidente do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, afirmou à reportagem da Folha do Acre na tarde desta quarta-feira (9) que o abastecimento de água em Rio Branco poderá ficar comprometido nos próximos dias. Ele afirma que a cidade está entrando em fase crítica e frisou que a tendência é que com o prolongamento da estiagem a situação de abastecimento comprometido se agrave ainda mais.
Edvaldo afirmou que mesmo o rio Acre registrando um nível de 30 centímetros a mais que o ano anterior, nesta quarta-feira bateu a marca de 1,66 metros, em comparação 1,30m de 2016, há um fenômeno agravante que se trata do rápido esvaziamento do leito do rio por conta do volume de chuvas do ano anterior.
“Embora a gente tenha uma média maior que o ano anterior, mas também temos ele secando muito mais rapidamente. O lençol freático não está igual aos anos anteriores e o rio está baixando muito rápido em volume e isso agrava todo o quadro”, diz.
Edvaldo Magalhães disse que na próxima quinta-feira (10), em horário a ser definido, será convocada uma coletiva a imprensa na oportunidade em que a direção do departamento anunciará as medidas emergências a serem tomadas sobre o assunto.
“Vamos colocar em prática nosso plano de contigência e o detalharemos na coletiva”, finalizou.
folhadoacre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.