Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Análise e Projeções Políticas das Eleições Para Prefeito


O prefeito Kiefer, indagado sobre se seria candidato a reeleição, disse em praça pública, precisamente na feira do mercado municipal de vendas de gêneros alimentícios que acontece nas manhãs de domingo, a todos os presentes “se estiver vivo será candidatíssimo à reeleição nas eleições para prefeito em 2020”.   

Poder e força política para o prefeito Kiefer Roberto Cavalcante, PP, sair à reeleição não lhe faltam, principalmente, após as eleições de 2018, pois saiu fortalecidíssimo, e só aumentou o poder político que tinha, pois, conseguiu eleger o seu irmão, Marcus Cavalcante para deputado estadual, com 4.044 votos, sendo deste 3.377 votos foram dos eleitores feijoense. O prefeito Kiefer contribuiu e muito com seu apoio incondicional para eleger também o governador do seu partido PP, o então senador Gladson Cameli, juntamente com o seu vice-governador Major Rocha, (PSDB), que tiram em Feijó 5.447 votos. E ainda, o apoio do Prefeito de Feijó, direta ou indiretamente, foi muito importante para eleger os senadores Sergio de Oliveira Cunha (Sergio Petecão), que tirou 5.032 votos dos feijoenses, e o ex-deputado federal e agora senador eleito, Marcio Miguel Bittar, MDB, que tirou 5.257 votos em Feijó e a deputada federal Mara Rocha, PSDB, que tirou 210 votos dos eleitores de Feijó.

Mas parece que com toda esta força e poder político o prefeito Kiefer, vai sofrer uma grande derrota político para a lei eleitoral, pois, em uma eventual candidatura à reeleição vai perder o seu vice-prefeito Claudio Braga, fortíssimo candidato a vice-prefeito, em virtude da lei eleitoral proibir três mandatos consecutivos para vice-prefeito ou prefeito. Se isto realmente acontecer, o prefeito Kiefer vai ter quer procurar outro candidato a vice-prefeito.

Diante deste panorama político, já começaram a surgir alguns nomes nos bastidores da política feijoense, para uma eventual aliança e formação de chapas para as eleições de 2020. Nomes estes de lideranças políticas de Feijó como: do ex-deputado e ex-prefeito Juarez Leitão; a vereadora Terezinha Moreira, o vereador e presidente Ca câmara, vereador José Cleomar (Cabeludo) PSDB, do vereador José Maria, PSDB,  o empresário Conceição Braga, José Augusto Pinheiro, do empresário Claudélio Bonfim, do advogado e ex-vereador Gerson Meireles, do ex-vereador, o ex-candidato a deputado federal Eurico Cordeiro, dentre outros.
Resultado de imagem para imagens do ex-prefeito de feijo francimar fernandes 
Já o ex-prefeito Francimar Fernandes, (foto), que tudo indica que será candidato a prefeito nas eleições de 2020, e está à procura de um candidato a vice-prefeito. Será seu filho o ex-prefeito e ex-deputado estadual Hammerly. Merla, foi candidato a deputado federal e tirou 1.498, sendo destes votos 1.030 dos eleitores de Feijó. Ou será os vereador, Mauro, (PT)  Sergioni, (PT), Dedê, (PT)  ou a professora Cardocí, (PT), a ex-vereadora Jaciara Rodrigues, (PT), o enfermeiro Cícero,  o ex-vereador Arnaldo Carolino, o empresário Cristiano Soares, do ex-vereador Eurico Cordeiro, do empresário Albert Modas, do ex-vereador José Carlos, ou ex-vereador e radialista, Jocilvado Gomes.

O ex-prefeito Francimar, apesar de ter sofrido mais uma derrota como candidato a deputado estadual, agora nas eleições de 2018, tirando 1.370 votos, continua bastante prestigiado pela população que lhe confiou 1.254 votos. Francimar quando prefeito fez um relevantes e precisos trabalhos que foram e ainda são de suma importância para a população feijoense, que não tem como os munícipes esquecerem.
A coligação PP e PSDB conseguiu eleger o governador Gladson Cameli, o vice-governador Major Rocha saiu fortalecidissima nas eleições de 2018, não, só no município de Feijó, como também em todo o estado do Acre. Dependendo da conjuntura política em 2020, será que poderá acontecer um acordo político e surgir mais uma vez uma chapa, entre o ex-vice-prefeito e ex-vereador Pelé Campos, PSDB e o empresário Claudélio Bonfim e irmão do deputado estadual eleito nas eleições de 2018, Cadmiel Bonfim, PSDB.

Já que ambos Pelé e Claudelio, já declaram em praça publica que querem concorrem as eleições como candidatos a prefeitos do município de Feijó. Ambos Péle e Claudélio saíram bastantes fortalecidos politicamente das eleições de 2018. 

Pelé e Claudelio dizem que estão preparados como gestores públicos e administrarem o poder executivo de Feijó. E já que a partir de janeiro de 2019, tudo indica que vamos vivenciar uma nova realidade e uma nova conjuntura política no estado do Acre e principalmente no Brasil. 
Tudo indica que tanto Pelé como também Claudélio se realmente forem candidatos, apoio é que não vai faltar aos mesmos, apoio este como do vice-governador Major Rocha, PSDB, dos senadores Petecão, PSD, e Marcio Bittar, MDB, dos deputados federais Mara Rocha, PSDB, Alan Rick, DEM, deputados estaduais, Cadmiel Bonfim, os empresários e fazendeiros os irmãos Abner e Valdiner, (Toldas) vereadores dentre outros lideranças e apoiadores.

Nas eleições de 2020, não existirá mas coligações e alianças partidárias e com o término das coligações, Pelé Campos, (PSDB),  não contará com um futuro ou possível apoio de padrinho de batismo Francimar, nas eleições de 2020. Como podemos ver na foto tudo se encaminhava para uma e uma grande coligação supartidaria, PT, PSDB e MDB.

Pelé Campos, que foi vice-prefeito e vereador por dois mandatos saiu fortalecido nas eleições de 2018, mesmo estando sem um mandato político. Pelé tem todo um legado político deixado pelo seu pai Walmir Campos e experiências políticas vivenciadas como vice-prefeito e ex-vereador. Ele é atuante, influente e articulado nas questões políticas, principalmente nas redes sociais, bem informado, o mesmo sabe usar o vasto conhecimento político que tem em prol em favor dos feijoenses. Diante do que Pelé Campos, fez, e faz o politicamente correto, isto o habilita e o torna um sério candidato a prefeito nas eleições de 2020.

Será que o ex-vereador ex-vice-prefeito Pelé Campos PSDB, será candidato a prefeito, tendo como vice mais uma vez o empresário Claudelio Bonfim. Comentários são grandes nos bastidores político feijoense. Vamos ver para crer.

O empresário Claudelio Bonfim é filho do empresário e vice-presidente das assembléias de Deus de Feijó, Pastor Claudio Bonfim, bem como tendo o irmão eleito a deputado Cadmiel Bonfim, PSDB. O empresário Claudélio Bonfim se deu ao máximo, juntamente com a família Bonfim, e seu grupo político para eleger o seu irmão o sargento da policia militar Cadmiel Bonfim, entre outros candidatos a deputados federais. Portanto, o seu grupo político comando por ele o empresário Claudelio Bonfim, continua sendo uma das fortes lideranças políticas no município de Feijó e um sério candidato a postular uma cadeira no poder executivo de Feijó.
A imagem pode conter: PeléCampos Feijó, texto
E isto realmente acontecer e apoio é que não vai faltar ao já pré-candidato ao prefeito de Feijó, Pelé, tanto a nível estadual como também a nível municipal, que terá total apoio de seu partido PSDB, que tem o vice-governador Major Rocha, a deputada federal Mara Rocha, o deputado estadual Cadmiel Bonfim, e terá ainda o apoio do senador Marcio Bittar, MDB, vereador de seu partido, o presidente da câmara de vereadores Cleomar (Cabeludo) e Zé Maria, ambos do PSDB. Ou Pelé Campos terá como candidato a vice-prefeito, o vereador José Maria, o vereador, José Cleomar (Cabeludo,) a ex-vereador Matilde, Herlandes Melo, ex-vereador Chico Severiano, de José Augusto Pinheiro, Dindim, ou do servidor publico estadual Luciano Machado.

MDB
Tudo indica que o movimento democrático brasileiro, não terá candidato a prefeito será que o mesmo apoiará nos bastidores o candidato a prefeito Pelé Campos ou Kiefer? Só para não esquecer o MDB, elegeu o senador Marcio Bittar, o deputado federal Flaviano Melo, Jessica Sales e a Deputada estadual Antônia Sales, todos eleitos com apoio do vereador do partido Raimundo Albuquerque (Mundoca), Pelé Campos e dos irmãos Toldas. MDB, partido este o qual, Pele Campos ainda flerta e tem um bom relacionamento com seus amigos emedebistas, vereador Raimundo da Silva Albuquerque, Mundoca, e dos empresários e fazendeiros Abner e Valdiner e tudo indica que Pelé Campos terá o apoio dos mesmos e mesmo se coligações caminharão juntos nas eleições de 2020.

O vereador Raimundo da Silva Albuquerque, (Mundoca), um vereador atuante, foi outra liderança política de Feijó, que saiu bastante fortalecido nas eleições de 2018, praticamente sozinho conseguiu votos que foram essências e contribuíram para eleger o candidato a senador Marcio Bittar, MDB, o deputado federal Flaviano Melo, MDB, a deputada federal Jessica Sales e a candidata a deputada estadual Antonia Sales, MDB.  E o vereador contribui e muito para eleger o governador da coligação, Gladson Cameli, PP. O vereador como outras lideranças políticas de Feijó que certamente colocará seu nome como candidato a vice ou até mesmo prefeito nas eleições de 2020.
A imagem pode conter: Tarcisio Araújo
Não podemos esquecer outra grande liderança política do município de Feijó nas últimas décadas e que só vem se consagrando cada dia que passa, devido ao brilhante trabalho desempenhado a população feijoense como vereador. É o guerreiro e o incansável, Vereador Tarcísio Pereira, PCdoB, foi o político feijoense que mais saiu fortalecido nas eleições de 2018, ganhando mais força e poder político. 
Tarcisio destaca-se no cenário político municipal, como um dos vereadores mais atuante, devido seus relevantes trabalhos na câmara, com apresentação de projetos, buscas de melhorias para o município e servidores da educação de Feijó, bem como tem prestado relevante serviço a população mais carente do município, ganhando com isto respeito, credibilidade e alto índice de popularidade.  Prova disto foi dada nas eleições de 2018, quando o vereador Tarcisio, com seu pequeno mais atuante grupo político que sempre esteve lhe apoiando, conseguiu votos em Feijó que foram fundamentais para eleger o deputado estadual Edvaldo Magalhães que recebeu 299 votos e a deputada federal Perpetua Almeida recebeu dos eleitores feijoense 1.480 votos. 

O vereador Tarcisio juntamente com seu grupo e com apoio do seu partido PCdoB, por meio dos deputados estaduais, Edvaldo, Jenilson e a deputada federal Perpetua Almeia, dentre outros apoiadores, torna o vereador e o credencia como fortíssimo candidato a prefeito do município de Feijó. E o vereador Tarcisio, já está à procura de um candidato a vice-prefeito, e por meio de seu grupo e apoiadores, já surgiram vários nomes, nomes estes, como  advogado e professor Dantas, o enfermeiro Cícero, vereador Mauro, vereador Sergioni (Cabeça), a professora Cardocí Paiva, Herlandes, Toinho (Depasa) dentre outros.

Os Vereadores Sergioni, e Mauro Defeson, ambos do PT, e são grandes lideranças políticas de Feijó, não conseguiram eleger mais uma vez o seu candidato a deputado estadual Lourival Marques (Louro) que teve em Feijó, somente 478 votos que não foram suficientes para contribuir e eleger o mesmo. Mas os vereadores Mauro e Sergioni, tem poder político que lhes credencia a postularem um candidatura como vice ou até mesmo como prefeito de Feijó, nas eleições de 2020. Ambos nunca esconderam o desejo de galgarem um cargo maior nas suas vidas políticas e as eleições para prefeito em 2020 é o momento oportuno.
A imagem pode conter: Terezinha Moreira, sorrindo, texto
Não esquecendo também da mais nova e grande liderança política do município de Feijó, a guerreira, vereadora Terezinha Moreira, PP, e que foi candidata a deputada estadual. A vereadora Terezinha, praticamente sozinha e sem praticamente sem apoio e apenas embasada nos seus trabalhos políticos sociais, com prestação de serviço a população, principalmente a população carente do município de Feijó, lançou-se a candidata deputada estadual e ela, juntamente com seu grupo político e amigos realizaram um “campanha de formiguinha, pé no chão,” de casa em casa pedindo votos, e com isto, a candidata não conseguiu se eleger tirando somente, 2.473 votos. Sendo deste total de votos, 2060 foram doados pelo os eleitores feijoense. A Vereadora Terezinha dos Santos Moreira é mais uma das lideranças política de Feijó a reeleição ou uma séria candidata para disputar uma vaga no poder executivo.
Já a coordenadora do núcleo estadual de educação de Feijó, professora Cardocí Paiva e seu grupo político, não podem ser esquecidos nas eleições para prefeito em 2020. A professora Cardocí Paiva, já demonstrou e continua demonstrando que é mais uma grande liderança política do município de Feijó e tem força e poder político para isso.  Prova disto foi que nas eleições de 2014 a professora Cardocí, juntamente com seus apoiadores político trabalhou e muito para eleger o deputado estadual, Daniel Queiroz de Santana (PT). Na época Daniel Zen foi eleito com 7.499 votos, sendo deste total de votos 469 dos eleitores de Feijó.

Nessas eleições de 2018 a professora Cardocí e seu grupo demonstraram mais uma vez que tem poder, força política e meio de muito trabalhos contribuíram para reeleger  o deputado estadual Daniel Zen, que foi eleito com 6.616 votos, desde total de votos 485 foram dos eleitores feijoense.
A imagem pode conter: Chicarlo Lima, sorrindo, texto
O ex-vereador Francisco Carlos de Oliveira, Chicarlos, foi mais uma vez candidato a deputado federal, mais não teve o mesmo apoio e nem o mesmo desempenho que ele teve nas eleições de 2014, até porque a conjuntura política era outra. Chicarlos, na época obteve maior votação que um candidato feijoense a deputado federal já teve na história de Feijó. Chircalos, obteve na época 10.306 votos, sendo um total de 9.051votos foram de eleitores feijoenses. Já nessas eleições de 2018, Chicarlos, PRP, praticamente sem apoio obteve 4.743 votos, sendo deste total 3.800 votos dos eleitores de Feijó.  Chicarlos, mesmo sem mandato continua sendo uma liderança e uma figura expressiva na política do município de Feijó e sério candidato nas eleições de 2020.

Já o ex-vereador Eurico Cordeiro, como candidato a deputado federal pelo PDT, tirou 794 votos, sendo deste total de 654 votos foram da população feijoense. Eurico Cordeiro está sem mandato, mas continua sendo uma liderança na política feijoense e um sério candidato ao poder executivo em 2020. E o PDT, partido de Eurico, saiu fortalecido, ao eleger o deputado estadual Luiz Tchê, bem como conseguiu fazer um deputado federal Jesus Sergio.


Não podemos esquecer também das lideranças indígenas feijoense, como o ex-vereador Mario e seu irmão vereador Decio Kaxinawá, Rubens Barbosa e Carlos Brandão, todos  tem sua parcela de liderança política em Feijó, que podem muito bem buscarem uma vaga como vereador ou até mesmo uma cadeira no poder executivo do município. Lembrando que o ex-vereador Mario Kaxinawá, foi candidato a deputado estadual pelo DC e tirou apenas 477 votos, sendo deste total 438 votos foram dados pelos eleitores de Feijó. Portanto, o vereador Décio e seu irmão o ex-vereador Mario Kaxinawá, do ex-vereador e ex-presidente da câmara de vereadores de Feijó, Claudio Eugenio, (Pelado), o ex-prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro (Dindin) todos tem sua expressividade política que podem muito bem pôr seus nomes no cenário político das eleições de 2020.

E a mais nova liderança política feijoense, o candidato a deputado estadual, nas eleições de 2018, pelo DEM, o empresário da construção civil, Francisco Vagner Ferreira Campos (Candiru). Candiru tirou um total de 206 votos, desse total de votos 34 foram doados pelo os eleitores de Feijó. Candiru não tirou uma votação não muito expressiva, mas mesmo assim, o credencia também a colocar seu nome no cenário político nas eleições de 2020.

Faça suas apostas eleitores e analistas políticos de plantão. Qual a chapa se fará para preenchimento da cadeira do executivo.



Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.