Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Após 30 anos, Fundhacre realiza primeira cirurgia de obesidade mórbida por vídeo no Acre

Método é menos invasivo ao paciente, fazendo apenas quatro furos em sua barriga

SAIMO MARTINS, DO CONTILNET
Por volta das 9 horas da manhã desta terça feira (30) a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), deu início à primeira cirurgia bariátrica por vídeo no estado. Com a crescente onda de obesidade no mundo, a cirurgia bariátrica é uma das intervenções mais indicadas contra a obesidade mórbida, ou seja, pessoas que apresentem o índice de massa corporal (IMC).
O diretor presidente do hospital, Lúcio Brasil, considera o procedimento um marco histórico, não só para a fundação, mas também, para a gestão de saúde do Estado. “Essa é primeira do estado após 30 anos de Fundação. Essa cirurgia visa atender esses pacientes com obesidade mórbida que estão acima do peso e por isso é preciso fazer a cirurgia para que seja reduzido o estômago”, detalhou.
O método utilizado faz apenas quatro furos na barriga do paciente/Foto: ilustrativa- reprodução
Brasil, que é um dos grandes entusiastas do procedimento, disse que a cirurgia bariátrica e de alto custo aos cofres públicos do governo, no entanto, destacou que o governo não tem medido esforços para buscar solucionar um dos principais gargalos de qualquer gestão, à saúde pública. “Essa cirurgia custa R$ 25 mil que serão custeador pelo governo por meio da secretaria de saúde. Estamos trabalhando para fazermos as coisas acontecerem nessa gestão. Isso vai ajudar para que os pacientes possam gastar menos e ter uma melhor qualidade de vida”, declarou o diretor.
Lúcio disse que na ultima semana, o governo já realizou um procedimento parecido, no entanto, a cirurgia foi aberta e, não por vídeo. Questionado quanto à diferença de ambos os procedimentos, o gestor pontuou que “a aberta apresenta mais riscos que a de vídeo, pois na de imagem, só são quatro furos na barriga do paciente”, explicou.
Para finalizar, o diretor enfatizou que a cirurgia é a primeira de muitas que o Estado ainda vai realizar e que no momento existe uma certa quantidade de pacientes na fila de espera, se preparando com os profissionais para posteriormente, possa ser realizado a cirurgia no hospital. “Para que ele possa ser cirurgião ele passa por vários procedimentos, como por exemplo, exames e consultas com psicólogos ”, declarou dizendo que ao termino da cirurgia, cada paciente pode emagrecer até 60 kg.
O QUE É A CIRURGIA BARIÁTRICA
A cirurgia bariátrica é uma técnica que foi desenvolvida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos obesos, assim como a extinção ou mesmo a diminuição das comorbidades associadas, como diabetes tipo 2, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, apnéia do sono, artroses de quadril e joelhos e obstrução arterial.
PREPARAÇÃO PARA A CIRURGIA
Quando a opção da cirurgia nessa população é indicada, o profissional da área da psicologia exerce um papel fundamental nesse processo, pois poderá avaliar se o paciente está apto emocionalmente para a cirurgia, além de auxiliá-lo no pré e pós cirúrgico, para que compreenda todos aspectos envolvidos nesse processo.
Na preparação para o pré-operatório o paciente precisa ser informado da extensão do procedimento, pois as mudanças advindas da cirurgia acarretarão tomadas de atitudes assertivas para o sucesso da cirurgia.
Como é um procedimento invasivo, deve estar informado dos riscos e complicações, estar bem consciente de que terá que mudar sua relação com a comida de forma significativa, pois enfrentará um grande desconforto e a necessidade de adaptação a nova dieta.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.