Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Jéssica Sales falta 34 sessões no ano e não faz nenhum discurso no plenário da Câmara

A deputada federal pelo Acre, Jéssica Sales (MDB/AC), pode ser considerada uma das parlamentares que mais faltam sessões na Câmara Federal e uma das menos atuante quando o quesito é discursos e propostas apresentadas.
Segundo levantamento divulgado pelo portal de transparência do Congresso Nacional, Jéssica faltou 34 sessões durante o ano de 2019. Destas, apenas 24 foram justificadas.
Já em relação à presença nas reuniões em comissões, onde os parlamentares discutem e votam projetos de lei que seguem para votação no plenário, Jéssica tem um rendimento ainda pior: a parlamentar faltou 65 reuniões em comissões. Destas, 44 foram justificadas. Sales compareceu somente a 24 debates em comissões.
Dados divulgados pelo portal de transparência da Câmara Federal mostram baixa participação de Jéssica nos debates legislativos de 2019
A deputada também é uma decepção quando o assunto são propostas apresentadas na Câmara Federal. Durante todo o ano de 2019, Jéssica trabalhou em 9 propostas, mas nenhuma foi relatada nas comissões.
A reportagem da Folha do Acre entrou em contato com a deputada Jéssica Sales que divulgou nota de esclarecimento sobre sua atuação parlamentar. Sales afirma que ao ser eleita optou por inovar na forma de fazer política.
“Eu decidi fazer uma política de resultados, na alocação de recursos para fortalecer os municípios do Acre e apoiar ações relevantes do governo do Estado que possam ser convertidas em benefícios e benfeitorias para toda a população acreana”, diz a deputada.
Sobre as faltas nas sessões e reuniões das comissões, Jéssica diz que “estão dentro das regras regimentais que me asseguram o mandato e são utilizadas por todos os parlamentares dentro das regras do parlamento. No meu caso, as faltas se deram por estar em missão oficial representando a Câmara dos Deputados”.
Confira a nota:
Nota de esclarecimento
Ao ser eleita e reeleita deputada federal optei por fazer uma atuação parlamentar que pudesse levar algo de melhor para meu Estado, mais concreto, queria inovar na forma de fazer política. Há vertentes diferentes de trabalho na Câmara Federal, eu decidi fazer uma política de resultados, na alocação de recursos para fortalecer os municípios do Acre e apoiar ações relevantes do governo do Estado que possam ser convertidas em benefícios e benfeitorias para toda a população acreana. Tanto que sou a parlamentar que, historicamente, mais destinou recursos para o Acre, considerando o tempo de mandato parlamentar, uma soma aproximada de R$ 124 milhões, sejam de emendas impositivas ou extras ao orçamento da União.
Estes recursos e benefícios conseguidos através do meu mandato, tenho certeza, impactaram mais na vida da população do que um discurso meu na tribuna da Câmara. Muitas das vezes priorizo o trabalho incessante junto ao ministério para liberar um recurso que vá beneficiar uma população carente por um posto de saúde do que ir para uma comissão de saúde teorizar sobre os motivos da falta de atendimento médico naquele lugar.
Junto com minha equipe faço, pessoalmente, o constante trabalho de acompanhamento dos projetos e convênios, visando agilizar a tramitação dos mesmos para que o recurso chegue mais rápido aos municípios e se transforme em melhoria da qualidade de vida da população. Sempre atenta ao principal foco do meu mandato, a política de resultados.
Eventuais ausências nas comissões e faltas às sessões deliberativas estão dentro das regras regimentais que me asseguram o mandato e são utilizadas por todos os parlamentares dentro das regras do parlamento. No meu caso, as faltas se deram por estar em missão oficial representando a Câmara dos Deputados, por eu estar dentro dos ministérios ou órgãos federais tratando das liberações dos recursos, em agendas pelo interior do Estado em compromissos políticos dos quais destaco reuniões, inaugurações, visita às comunidades, às instituições, ou, infelizmente, por questão de saúde.
Tenho algumas proposições apresentadas e que seguem o rito normal de tramitação, passando pelas comissões temáticas no âmbito da Câmara Federal. Apoio todos os bons projetos que considero importantes para as diversas categorias e classes sociais, principalmente os menos favorecidos pelas políticas públicas.
Respeito e considero importante a linha de trabalho dos colegas parlamentares, do discurso denunciativo, elucidativo ou combativo, do debate democrático, da criação de novas leis e do aprimoramento das existentes.
No entanto, priorizo o diálogo, o trabalho do corpo a corpo com os ribeirinhos, com o produtor rural , com o líder comunitário, líder indígena, com os prefeitos e vereadores, ouvindo deles próprios as suas necessidade, as principais demandas e em que e de que forma posso contribuir para melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas, daquela comunidade, do município ou do Estado. Para isso, preciso me deslocar, ir aos lugares mais distantes do Estado para conhecer está realidade.
Enfim, busco realizar o meu trabalho de forma respeitosa, honrando os compromissos que assumi com a população acreana que me confiou também esse segundo mandato.
Atenciosamente,
Dep. Jéssica Sales
folha do acre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.