Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Iluminada, pista de Feijó tem primeiro voo noturno com paciente para Rio Branco

Um dos fatores que dificulta a transferência de pacientes que moram nos municípios “cortados” pela BR-364 e que precisam de atendimento em Rio Branco é a condição da estrada federal. Mesmo no período de verão amazônico, a demora no trajeto, ocasionada pelos buracos na BR, podem ser determinantes para salvar a vida de um paciente.

Por isso, na maioria das vezes, a opção, em casos graves, é o transporte aeromédico. Um investimento do governo do estado está melhorando ainda mais essa condição de atendimento em casos de urgências.

Nesta terça-feira, 13, aconteceu o primeiro transporte noturno vindo do aeródromo de Feijó. Após sofrer um infarto agudo do miocárdio, a paciente, uma idosa de 79 anos, foi transferida de Tarauacá até Feijó por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e resgatada em seguida pelo serviço aeromédico.

Para a médica que acompanhou o resgate da paciente até o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Daniela dos Santos, com o funcionamento noturno, o aeródromo de Feijó passa a ser uma base de apoio importante para eventuais operações de resgate médico de emergência naquela região.

“Quanto menor for o tempo resposta em cada ocorrência, maiores serão as chances de uma vida ser salva, a exemplo da paciente resgatada ontem após sofrer um infarto. Com a sinalização noturna da pista, resgates aeromédicos que só eram possíveis de dia, agora serão realizados após o por do sol, garantindo assistência imediata em casos de urgências na região”, destaca.

A viagem só foi possível graças ao investimento do governo em obras de pintura noturna, sinalização e reparos. Além de Feijó, estão sendo beneficiados com investimentos de cerca de R$ 20 milhões nas pistas dos aeródromos de Jordão e Tarauacá.

Por enquanto, a pista de Feijó ainda não foi liberada para voos comerciais, apenas foi aberta para o transporte aeromédico noturno na missão de salvar vidas

ac24horas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.