Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Covid-19 atinge mais de 2,3 mil indígenas de 13 etnias no AC e mortes chegam a 27 entre os povos

 No estado são 13 povos atingidos com casos de Covid-19. Dos casos registados, a maioria está dentro das terras indígenas, com 1.162. Outros 1.152 são nos municípios.

Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco

Os casos confirmados do novo coronavírus entre os indígenas do Acre chegaram a 2.314. O número corresponde a levantamento feito até o dia 6 de novembro pela Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC). Dados são divulgados semanalmente.


Ao todo, no estado são 13 povos atingidos com casos de Covid-19. 27 indígenas morreram vítimas da doença. Dos casos registados, a maioria está dentro das terras indígenas, com 1.162. Outros 1.152 são nos municípios.


O boletim aponta que entre os povos atingidos estão: Puyanawa; Jaminawa; Jaminawa Arara; Manxineru; Huni Kui (Kaxinawa); Madijá (Kulina); Shawãdawa (Arara); Shanenawa; Yawanawa; Nikini; Nawa; Noke Ko í (Katukina); Apolima Arara.

Reforço com entrega de kits

Com a preocupação de manter os indígenas nas aldeias, a CPI tem ajudado em ações, não apenas de monitoramento, mas também de entrega de kits que são compostos desde a entrega de peixes, 12 mil quilos de alimentos, 200 kits de pesca, 5 mil máscaras. O material todo chegou a 16 terras indígenas, na última semana.

Vera Olinda, coordenadora da CPI, disse que foram comprados R$ 55 mil para ajudar na Operação de Saúde em Combate à Covid-19 que ocorre no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Juruá

“A comissão está trabalhando desde março com a iniciativa de enfrentamento e combate ao coronavírus em terras indígenas e, desde estão, estamos apoiando a permanência dos indígenas em suas terras com alimentação e produtos de limpeza, combustível, kit pesca para que eles permaneçam em suas casas, porque o risco de contágio na cidade é muito maior”, pontuou.

Esta semana ocorreu essa ação interministerial de saúde pública no Alto Juruá e nós fomos solicitados pelo Dsei do Juruá com a alimentação. E nós fizemos uma compra no valor de R$ 55 mil para apoiar a ação interministerial.

Atendimento em saúde

Até esta quinta-feira (12), pelo menos 8 mil indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Juruá devem receber atendimentos em saúde, máscaras, álcool 70 e insumos, durante uma operação de saúde realizada em seis cidades do interior do Acre.


As ações ocorrem no Polo Base de Feijó, Tarauacá, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima, no interior do Acre.


Operação é realizada por uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Médicos do Ministério da Defesa em apoio aos profissionais de saúde do Dsei. As equipes chegaram ao Acre com pelo menos três toneladas de medicamentos e insumos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testes para a Covid-19.


Médicos generalistas, infectologistas, pediatras, ginecologistas chegaram ao estado para reforçar os trabalhos já feitos pelo Dsei durante o ano, além da presença de médicos veterinários para o combate a zoonoses. Está é a 16ª edição da operação.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.