Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Saúde: Testes Rápidos para Diagnóstico da Infecção pelo HIV

Aconteceu, dos dias 26 e 27, o Curso de Capacitação de Testes Rápidos para Diagnóstico da Infecção pelo HIV. Curso esse, que contou com uma equipe de profissionais na área de HIV, que vieram ao município de Feijó, realizar esse curso de capacitação, com os farmacêuticos, bioquímicos e enfermeiros do hospital geral de Feijó (Foto). Na tentativa de diminuir as infecções de HIV em situações especiais, o Ministério da Saúde, implantou por meio da Portaria de nº 34 de 28 de julho de 2005, em todo o país, principalmente, nos municípios de difícil acesso, os Testes Rápidos para Diagnósticos da Infecção pelo HIV - utilizando testes rápidos, nas martenidades e hospitais. Uma vez que essa estratégia promove a melhoria da assistência nestes serviços de saúde, proporcionando às gestantes um acompanhamento especializados. Com uma metodologia inovadora, que garante o diagnóstico para que medidas de prevenção da transmissão vertical sejam tomadas, como administração de medicamentos e suspensão definitiva do aleitamento, pois, a mãe infectada, não pode se quer amamentar o bebê, pois a mesma, pode transmitir o vírus, por meio da amamentação.
"O diagnóstico da infecção pelo HIV utilizando-se testes rápidos somente poderá ser utilizado em crianças com idade acima de dezoito meses", conforme, o art. 5º da Portaria Ministerial de nº 34 de 28 de julho de 2003.
Segundo, a bioquímica, a Drª. Socorro Lucena Sousa, "o teste é feito, principalmente em gestantes, que não tiveram o acompanhamento médico, por meio do pré-natal, e as gestantes que iniciaram e não terminaram o mesmo. O teste se dá por meio da coleta de sangue e é rápido, e dura em torno de 15 minutos, e se for positivo, a gestante, já começa a receber os primeiros atendimentos, logo que é diagnosticado a infecção pelo vírus e a receber a medicação específica, pois o conhecimento do estado sorológico da infecção pelo HIV e a precocidade do diagnóstico torna possível à adoção de medidas que possibilitam a interrupção da cadeia de transmissão, além de permitir uma atenção adequada para os indivíduos infectados. E a gestante, que fez o exame, e constatou-se, que é soro positivo, a mesma, já não pode ter um parto normal, e sim, um parto feito, por meio de uma cesárea. Todos os casos diagnosticados de infecção pelo HIV, saõ encaminhados, para a capital do estado, Rio Branco-Ac. Realizado, todos os procedimentos adequados os portadores, tem todas as possibilidades de levarem uma vida normal, com todos os requisitos de um portador de HIV, havendo grande possibilidade de cura, principalmente as crianças".
Jovem use a cabeça, mas Sexo Seguro, Só com Camisinha!!!!

Um comentário:

  1. caxinha vc ta de parabns viu pelo site ...
    e muito bom ke o hospital de feijo tenha recusos para atende melhor as pessoas que sao potadora HIV e tamben para tira muitas duvidas de muito jovem de feijo com teste de HIV.

    ( MIKELIS FELIX )

    ResponderExcluir

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.