Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Eleição em Feijó

Foto: tribuna do juruá
Aconteceu, hoje segunda-feira, dia 09/11, na sala do tribunal do júri, no fórum Juiz Lucas Quirino de Morais, uma conferência sobre a eleição municipal, marcadas para o dia 22/11. Conferência está, que contou com apresença do Juiz Eleitoral, da Comarca de Xapuri, Dr. Anastácio Menezes Filho, a Juiza Eleitoral da Comarca de Feijó, Drª. Shirlei de Oliveira Hage Menezes, (foto), o Juiz Substituto da Comarca de Feijó, Dr. Manoel Simões Pedroga, o Promotor de Justiça, Dr. Bernardo Fiteman e a Juiza da Comarca de Tarauacá e o Promotor de Justiça, tambem de Tarauacá. Os conferencistas, colocaram para os candidatos, representantes de partidos, advogados, representantes da sociedade civil e de outras entidades, a importância do voto livre, dos crimes eleitorais, (principalmente, da venda e da compras de votos) das propagandas, dentre outros assuntos. E que os candidatos respeitassem a opinião dos eleitores, para que os mesmos possam votarem livremente, exercerem sua cidadania e com o isso os mesmos, estariam fortalecendo cada vez mais o processo democrático.
A seguir, leia com exlusividade do Site Cultural, uma entrevista com a Juiza Eleitoral da Comarca de Feijó, Drª. Shirlei Oliveira Hage de Menezes.
Site Cultural: Drª. Shirlei, vai haver eleição? Se houver eleição? Como vai ser se um dos dois candidatos vencer a mesma? Pois, sabemos que o prefeito cassado pelo TRE, Juarez Leitão, entrou por meio de seus advogados com recursos, junto ao TSE para suspender a eleição, e o mesmo possa retornar o cargo.
Juiza Eleitoral Drª. Shirlei Oliveira Hage de Menezes: "Haverá eleição no dia 22 de novembro. Por enquanto, não há nenhuma decisão do TSE suspendendo a mesma, mas existe um recurso especial aguardando julgamento. O calendário eleitoral já foi publicado por meio da resolução do TRE, Nº 1342/2009, a qual constam datas para o processo eleitora e até a data para a diplomação".
Site Cultural: Drª. Shirlei, Sabemos que é uma eleição atípica, como vai ser a fiscalização da mesma, principalmente, a fiscalização das urnas da zona rural?
Juiza Eleitoral Drª. Shirlei OLiveira Hage Menezes: "Com certeza a fiscalização já está sendo providênciada, inclusive com reforço policial. Mas a Justiça Eleitoral espera que ela nem mesmo seja nececessária".
Site Cultural: Drª. Shirlei, Com relação as propagandas eleitorais, quais são os horários permitidos? E as mesmas podem ser realizadas, até que dia?
Juiza Eleitoral Drª. Shirlei Oliveira Hage Menezes: "a propaganda é permitida das 8h às 22horas e e podem ser realizadas até 48 horas antes da eleição, conforme resolução do TSE, Nº 22718/2008, que trata da propaganda eleitoral".
Site Cultural: Drª. Shirlei, os eleitores da zona rural, que vão vir votar. Vão ter assistência? como: transportes e alimentação?
Juiza Eleitoral Drª. Shirlei Oliveira Hage Menezes: "Estamos providenciando todos os meios para proporcionar aos eleitores o transporte, facilitando para que todos venham até as urnas eletrônicas realizar um direito de cidadania. A alimentação tambem, está sendo analisada.
Site Cultural: uma pergunta, que não quer calar. Segurança, nesses últimos dias, devido os acontecimentos promovidos pelo os bandidos que assaltaram o banco do brasil, agência local, a população feijoense, está vivendo de sobressalto, com os nervos a flor da pele e uma tensão muito grande. O que a Drª Juiza, tem a dizer a população?
Juiza Eleitoral Drª. Shirlei Oliveira Hage Menezes: "a segurança pública para o período eleitoral já está sendo garantida e reforçada. Já fizemos algumas reuniões e acredito que os órgãos responsáveis já estão se planejando para traçar as metas da segurança durante esse período. Esperamos uma eleição tranquila. Quanto aos demais acontecimentos, realmente foi uma experiência que esperamos que não mais ocorra, mas com certeza os órgãos de segurança estão se esforçando ao máximo para resolução da questão. Além disso, a população sempre poderá contar com o Poder Judiciário". :S
Site Cultural: que mensagem a Drª Juiza, deixa para os eleitores do município de Feijó?
Juiza Eleitoral Drª Shirlei Oliveira Hage Menezes: "nós da Justiça Eleitoral pedimos aos eleitores que compareçam às suas seções no dia 22 de novembro e que votem de forma livre e consciente. Esse é o maior exercício de cidadania, a população e o eleitor de forma específica, não pode se abster desse direito".
Site Cultural: que dia vai ser a diplomação dos candidatos eleitos? E a posse do mesmos?
Juiza Eleitoral Drª Shirlei Oliveira Hage Menezes: "segundo o calendário eleitoral, o prazo máximo para a diplomação é 07 de dezembro de 2009, sendo que após a diplomação a Câmara de Vereadores poderá dar a posse ao eleitos, é a mesma que decide o dia da posse".
Site

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.