Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

EDUCAÇÃO: PARABÉNS!!! Gisele pelo 2º Lugar na 4ª Olimpíada de Matemática

Diretora Vanda Aguiar e a aluna Gisele Ribeiro Gomes
4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP - 2008 - Somando novos talentos para o Brasil.
A olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep) começa a influenciar positivamente o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) no país. A constatação é de levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Os vencedores da quinta da 4ª Obmep foram conhecidos segunda-feira, dia 14 de dezembro. Eles receberão a premiação em cerimônia prevista em março. “Já começamos a sentir o efeito da olimpíada, que teve a primeira edição há quatro anos”, afirmou a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda. “A melhoria na aprendizagem de matemática teve influência no Ideb, entre 2005 e 2007”.
Segundo Maria do Pilar, o impacto no Ideb foi apontado pelo Inep nas primeiras séries do ensino fundamental – o índice subiu de 3,8 em 2005 para 4,2 em 2007.
A quinta edição da Obmep vai premiar 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze. No conjunto, os três mil medalhistas serão convidados a participar do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros 30 mil alunos que obtiveram a maior pontuação nacional receberão menção honrosa. Os professores dos estudantes vencedores, as escolas em que estes estudam e as secretarias de educação também receberão prêmios. Coleções de livros e vídeos, conjuntos de material esportivo e troféus estão entre os materiais.
A obmep é promovida pelos ministérios de Ciências e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Apurada e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas.
E nesta, 4ª Olimpíada pela primeira vez uma escola de ensino fundamental, no município de Feijó teve uma aluna vencedora da olimpíada e premiada, com uma medalha de bronze e uma bolsa de iniciação científica Jr., do CNPq. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Fundamental Raimundo Augusto de Araujo, e de sua Aluna, Gisele Ribeiro Gomes. Gisele aluna muito estudiosa e dedica aos estudos, filha dos professores, José Reinam Gomes, licenciado em matemática e Maria de Lourdes Ribeiro Gomes, licenciada em história, os mesmos ficaram bastante lisonjeados pela essa grande façanha, que foi a conquista da medalha de bronze e uma bolsa de iniciação científica Jr., CNPq, e a segunda aluna em nível de estado e a ser a única aluna da escola estadual de ensino fundamental Raimundo Augusto de Araujo e do município, pela primeira vez a realizar essa proeza, em nível 1. Tornando-se, pela primeira vez a única aluna, a única escola da Regional Tarauacá/Envira e a segunda escola dos quatro municípios premiados. As outras escolas premiadas foram, nível 1: quatro de Rio Branco- Ac; Nível 2, foram três escolas de Rio Branco-Ac e duas de Cruzeiro do Sul-Ac; Nível 3, foram quatro escolas de Rio Branco-Ac e uma escola de Senador Guiomard-Ac.
A Escola Raimundo Augusto de Araujo, acompanhando as mudanças educacionais, promovidas pelo o sistema educacional brasileiro, a partir de 1999, passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental Raimundo Augusto de Araujo, atendendo uma clientela (mista) do centro e dos bairros periféricos, de baixo pode aquisitivo, atendendo alunos de 5ª a 8ª Série e alunos do 1ª e 2º segmento da Eja, perfazendo um total de 814 alunos distribuídos em três turnos. Conforme registros históricos da escola, como: Livros de Atas e o seu Projeto Político Pedagógico.
A Escola sempre se sobsaiu, em relação ao outras escolas, por adotar uma política educacional de compromisso e seriedade, voltada sempre para a busca incessante da qualidade no ensino que, em 2006, a referida Escola de Ensino Fundamental Raimundo Augusto de Araújo, diante de seu compromisso e seriedade com que desenvolvem seus trabalhos, sempre em prol da melhoria e da qualidade da Educação, chegou à conquista do 1ª lugar do Prêmio Nacional de Referência em gestão Escolar, ano base 2005.
Segundo "a Diretora da Escola Vanda Aguiar, a escola está bastante orgulhosa, por mais esta conquista e pelo brilhantismo da sua aluna vencedora, conquistado o segundo lugar a nível de estado e premiada na 4ª olimpíada de Matemática, fato inédito na historia da escola, estamos de todos de parabéns, agradecemos o corpo discente, docente, pesoal de apoio, pais de alunos e a todos que nos apoiaram e nos apoiam, para juntos possamos cada vez mais, melhorar a qualidade do ensino. Ainda, no ano de 2009 a referida escola, além de ter uma de suas alunas ter conquistado essa brilhante premiação, a mesma tem duas alunas da 8ª série, que são: Anne Luiza Amorim da Silva e Mayana Maria Silva e Silva, ambas alunas estão, concorrendo a duas das três vagas, ofertadas pela Escola de Ensino Médio – ESEM – SESC do Rio de Janeiro, para concluírem o ensino médio na cidade maravilhosa. As referidas alunas, já passaram pela as fases iniciais do processo classificatório e agora, estão se preparando para a fase final, que acontecerá no município de Brasiléia.
Esse concurso é promovido pelo ESEM-SESC, Rio de Janeiro e acontece a nível nacional e classifica três alunos matriculados nas 8ª séries das escolas públicas, por estado da unidade federativa do Brasil, para concluírem seus estudos, em suas escolas localizadas no estado do Rio de Janeiro".

2 comentários:

  1. a escola mais uma vez esta de parabens ,pela qualidade de ensino e dedicação de todos .

    ResponderExcluir
  2. é mesmo meus parabens! que bom que os alunos estao cada vez melhor!
    E que isso melhore cada vez mais!

    ResponderExcluir

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.