Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Educação: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nanzio Magalhães Recebe Doações de Livros







Uma gestão participativa, democrática, solidária e responsável, envolvendo todos no processo de ensino aprendizagem, para oferecer educação de qualidade é a característica da Escola Nânzio Magalhães. Criada há 16 anos, a escola oferece ensino fundamental de 5ª a 8ª série incluindo Projeto Poronga e ainda atende aos alunos do Projovem Urbano um projeto implantado recentemente, perfazendo um total de mais de 750 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Essa clientela é formada por um grupo heterogêneo, na sua maioria por alunos provenientes dos bairros circunvizinhos e demais localidades, possuindo dessa maneira valores, costumes e visão de mundo diversificado.
A escola ao longo desse período vem desempenhando um papel muito importante perante toda sociedade e se destaca pelo brilhantismo e dinamismo em que atende seus alunos e toda comunidade escolar. Prova disso é o que demonstram seus indicadores educacionais, principalmente o IDEB que saltou para 3.9. E em sua primeira participação no Prêmio de Gestão a escola foi classificada como a terceira escola de melhor gestão no estado. E essa participação no Prêmio Gestão foi um grande incentivo para toda comunidade escolar Nânzio Magalhães, fazendo com que todos ficassem cada vez mais integrados e comprometidos com as ações desenvolvidas pela escola e consequentemente com a melhoria da qualidade do ensino.
Uma das ações que fazem parte do calendário de atividades da escola é a realização do projeto de leitura, já que um dos desafios vivenciados na escola é o baixo nível de conhecimento em leitura e escrita dos alunos que ingressam no 6º ano. A cada ano este projeto vem sendo aprimorado, visando despertar nos alunos o gosto pela leitura, os resultados tem sido animadores, pois a cada dia cresce o numero de alunos leitores e com isso o rendimento escolar tem melhorado. Para alcançar esses resultados a escola conta com muitos parceiros que são de fundamental importância para a realização desse trabalho, dentre eles podemos destacar um corpo docente comprometido com a melhoria da qualidade do ensino.
Outra parceria firmada pela escola recentemente foi com a associação HUMANITA BRASILIS onde a mesma fez a doação de centenas de livros visando fortalecer o projeto desenvolvido pela escola.
Segundo a coordenadora da organização Humanita Brasilis, a Srª. Eliane Silva, a referida organização, faz três anos que a organização vem desenvolvendo este projeto por meio de parcerias, com entidades, instituições e empresas e tem como objetivo fazer parcerias e conseguir doações, como já fez e conseguiu várias doações das editoras melhoramento e horizonte, sempre com o intuito de melhorar a cultura dos municípios e cidades, aonde a organização atende. Agora, a mesma já está fazendo uma parceria com a Associação Bíblica do Brasil, aonde serão recebidas várias bíblias, para fazer doações para as escolas, para aprimorar o ensino religioso e o conhecimento bíblico, desenvolver uma maior espiritualidade nos educandos, e também, ainda, a ONG firmou parcerias com uma empresa de remédios, a multinacional medley, que a partir de outubro, irá fazer doações mensais, para o município de Feijó de medicamentos. Aonde, só no ano de 2009, a Medley, fez a doação para o município de uma tonelada e 300 kg de medicamentos. Portanto, essas parcerias, entre Humanita Brasilis e a Medley e as outras instituições, tem como objetivo melhorar a saúde e a qualidade de toda a população., afirmou a coordenadora da ONG.
A coordenadora afirmou ainda, que esta organização, além de atender várias escolas do município de Feijó, a mesma, atende também, os ribeirinhos, seringueiros e ex-seringueiros as comunidades indígenas Ashaninka e Madija, com distribuição de leite em pó para atender as crianças, que nascem com baixo peso, então em risco de vida, com isto, conseqüentemente diminuirá a mortalidade infantil, também é feita a distribuição de remédios e material escolar, com o intuito da preservação das tradições, valores, mitos e crenças, ou seja, toda a cultura indígena e dos ribeirinhos.
Os municípios de do Acre, que são contemplados com esse projeto, são os municípios de Feijó e Jordão

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.