Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Está no município de Feijó, Dr. Luisvaldo, o Primeiro feijoense a se Formar em Medicina em uma Universidade Federal na Bolívia


Entrevista com o Dr. Luisvaldo Rodrigues da Silva, primeiro médico feijoense formado em uma Universidade Federal na Bolívia

Dr. Luisvaldo Rodrigues da Silva, médico, Clinico e Pediatra, tem 40 anos é natural de Feijó, filho do ex-seringueiro o senhor José Sabino da Silva Filho, vulgo Zezinho Carnaúba e da Senhora Hosana Rodrigues da Silva, uma família simples e humilde do município de Feijó
Dr. Luisvaldo é o primeiro filho de cinco irmãos, quatro legítimos e uma de criação. O mesmo é casado com a Srª. Miréia, cantora gospel natural de Manaus Amazonas, com que tem dois filhos. Há 11 anos Dr. Luisvaldo vem atuando como médico Clínico e Pediatra no Amazonas.

acrefeijo: Dr. Luisvaldo, contou um pouco da sua trajetória de vida? E de como foi difícil ter se formado em medicina.

Dr. Luisvaldo o mesmo saiu do município de Feijó, com apenas 17 anos de idade, sobre a tutela do seu tio Vicente Terto, por o mesmo ser ainda menor de idade. O mesmo foi selecionado no ano de 1988, juntamente com outros quatro estudantes feijoenses, Francisco Carlos, Clever, Emílio, Rosine Muniz para estudar no colégio agrícola na capital Rio Branco, em regime de internato e horário integral. O mesmo permaneceu nessa escola técnica por mais de três anos, que segundo ele foi no colégio agrícola que o mesmo obteve a base de toda sua formação.
Quando o mesmo concluiu o curso de técnico agrícola, fez o vestibular para geografia e passou para estudar na Universidade Federal do Acre e foi na UFAC, aonde encontrou um amigo chamado Marcos, que tinha o mesmo desejo de estudar medicina, tanto quanto ele. E, conversando e buscando informações, esse seu amigo acabou descobrindo que existia um convênio cultural entre os o Brasil e a Bolívia. E, o Marcos, se informou melhor a cerca desse intercâmbio Cultural, entre os dois paises, pegou a nossa documentação a minha a dele e de outros estudantes e mandou para Embaixada da Bolívia em Brasília e ficamos no aguardo do resultado, pois era uma seleção a nível nacional. Isto era, final do de 1992. Mas, quando chegou o resultado para surpresa de todos nós o Marcos, não foi selecionado, os selecionados foram eu e mais dois estudantes que eu não os conhecia.
E, agora sem recursos financeiros para ir fazer o curso de medicina na Bolívia, e assim realizar meu sonho de ser médico, e nem se quer dihneiro para pagar a passagem para ir a Brasília para regularizar a documentação para poder ingressar na Bolívia e fazer o curso de medicina. Mas neste mesmo ano foi aberta uma exceção pela embaixada Boliviana para o estado do Acre, e um único aluno com procuração poderia ir a Brasília e levar a documentação e passaporte de todos os outros alunos para serem regularizados e receber visto no passaporte e para que todos os estudantes pudessem ingressar em qualquer país, principalmente na Bolívia, aonde iríamos fazer o curso de medicina. Sem conhecer o idioma, saudades da família, adaptação em outro país, portanto toda outra cultura, como vez mais estes obstáculos. Ma nada disto o abateu, pois Luisvaldo, só tinha um sonho que era fazer medicina. Foi um tempo difícil. Mas quando Deus tem um propósito em nossa vida! Todos os obstáculos, dificuldades e por maior que seja o problema, você supera, basto confia no Senhor Jesus! Pois, ter sido selecionado para fazer todo o curso de medicina sem nenhum custo para sua pessoa, não foi preciso ir a Brasília. Tudo mostra que esteve e sempre estará comigo, pois, como eu digo sempre é a mão de Deus que opera nas pessoas.
Partiram para Bolívia, um dos estudantes selecionados, já tinha estudado no colégio agrícola e seu pai tinha sido meu professor, portanto o mesmo já me conhecia e sabia da minha responsabilidade com os estudos, e com ajuda de meus pais com poucos recursos que os mesmos mandavam para mim, com ajuda dos parentes e amigos, os dois chegamos em Sucre, para estudarmos na Universidad Mayor Real y Pontifícia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, na cidade de Sucre na Bolívia aonde fizemos o curso de medicina, durante sete anos e seis meses dividimos um apartamento, durante dois anos, quando o mesmo resolveu casar e eu fiquei morando sozinho.
acrefeijo: Dr. Luisvaldo como que se dá o processo ao termino do curso de medicina? A questão do Diploma e principalmente do CRM?
Dr. Luisvaldo, após o termino veio outra etapa e uma das mais difíceis que foi a revalidação do diploma da Universidade Boliviana no Brasil. Quando se termina o curso o seu diploma segue para o governo da província, depois segue para o Ministério do Exterior boliviano para que seja reconhecido a assinatura do governador e do reitor, feito isto, o diploma você está legalizado para seguir para embaixada brasileira. Na embaixada do Brasil o diploma recebe uma autenticação e selo para ser reconhecido na universidade brasileira, após, todo essa tramitação legal é que o diploma está habilitado para vir para o Brasil para poder fazer apresentação em uma universidade federal brasileira. Se o colegiado da Universidade ao observar a grande curricular e faltar alguma disciplina o estudante terá fazer está disciplina que falta, geralmente se faz uma prova do conteúdo geral que você estudou, além disto, tem-se que pagar cinco mil reais, para realizar todo o processo de revalidação. E para os estrangeiros trabalharem no Brasil os mesmo tem que fazer um prova de proficiência na área de língua portuguesa
Como o mesmo foi legalizado pelo o convênio de intercâmbio cultural, ao vir para o Brasil, não tive muita dificuldades. Só tive que apresentar o diploma, ou seja, toda a documentação em uma Universidade Federal com faculdade de Medicina no Brasil, para que fosse analisada a minha grade curricular para ver se as disciplinas que fiz na Universidade Federal da Bolívia era compatível com as disciplinas das universidades federais no Brasil. Minha grade curricular foi compatível com a universidade federal do Amazonas, mas, mesmo assim, tive que espera sete meses para que o meu diploma fosse revalidado, porque o mesmo teve que passar por um processo de análise curricular, para que o colegiado pudesse emitir o parecer favorável a revalidação do diploma.
Diploma revalidado, você procura o estado aonde você pretende trabalhar para poder tirar o CRM, que é um número que vai consta no Conselho Regional de Medicina, tirando o CRM em qualquer estado automaticamente você fará parte do CFM- Conselho Federal de Medicina.
Dr. Luisvaldo optou pelo CRM do Amazonas, com o CRM em mãos você está apto a trabalhar em qualquer estado brasileiro.
acrefeijo: Por que o médico Luisvaldo, após formado por meio de um convênio de intercâmbio cultural, ao invés de vir para seu estado e sua cidade de origem, optou pelo o um outro (Amazonas)?
Dr. Luisvaldo, Aí há vários fatores, principalmente fatores oportunidades e o familiar ao terminar o curso de medicina, eu já estava casado, há três anos e minha esposa é amazonense, fomos para a cidade dela que é Parintins e eu fui me adaptando ao meio e ao convívio familiar e hospitaleiro daquele povo. E, logo que recebi o meu CRM, foi lançado um curso para médicos para o estado do Amazonas, eu fiz esse concurso e fui aprovado e portanto, só funcionário público do estado do Amazonas e já estou a doze anos exercendo a profissão naquele município.
acrefeijo: Dr. Luisvaldo médico e ex-secretário de saúde por um certo período do município de Parintins, você acha que a saúde brasileira está doente?

Dr. Luisvaldo: de modo geral em todo o Brasil, nós temos uma deficiência do profissional médico, isto, porque existe uma dificuldade, quando se pensa fazer medicina o curso é muito caro na rede de ensino particular e na rede de ensino público os vestibulares são muito concorridos e, conta também a deficiência da qualidade do ensino e no aprendizado de nossos alunos. E, os estudantes que buscam o curso de medicina em universidades particulares em outro país, principalmente na Bolívia, os pais têm que terem certas condições financeiras para poder custear e manter seus filhos no curso, o que é muito caro. Tudo isto acaba dificultando.
Percebe-se, de um modo geral a saúde na região norte está deixando muito a desejar, um exemplo disto, é o que está ocorrendo no estado de Rondônia, a saúde está muito doente e o governador chegou a decretar estado de calamidade pública, e agora, em Rio Branco, a capital do Acre, que é a capital nacional da Dengue, como noticia a mídia brasileira.
Portanto, a saúde dessa região está deixando muito a desejar, principalmente na área da medicina especializada e isto acaba fazendo com que o povo que realmente necessita de um atendimento nessa área médica recorra a outros estados, como Goiânia, São Paulo, por meio dos famosos TFD’S Tratamento Fora do Domicílio, e isto acarreta em todo um custo para esses pessoas que buscam os seus direitos, por meio de um atendimento na rede pública de saúde e muita das vezes não são atendidas de maneira adequadas.
Mas, tudo isto se deve a má gestão pública por maus gestores, por não terem uma política pública de saúde e sim política de governo.
O SUS – o Sistema Único de Saúde que é a política pública de saúde implantada pelo governo federal é bem claro e objetivo na implantação dessas políticas públicas em todo o Brasil, só é preciso colocar em prática as políticas fomentadas pelo o SUS, principalmente a atenção básica que é a prevenção que é importante para qualquer país.
Acrefeijo: há verbas para a implantação dessas políticas públicas preconizadas pelo o SUS?

Dr. LuisValdo, com certeza, pois há contribuição do governo federal, do governo estadual e do governo municipal, e isto é um porcentagem específica em Lei, bem definidas, portanto cada um tem que cumprir com sua parte. A questão é saber se realmente está lei está sendo cumprir e aonde há falha e que esta faltando com sua responsabilidade com a coisa pública.
acrefeijo que mensagem você deixa para o jovem estudante feijoense, que queira seguir a carreira médica?

Dr. Luis Valdo: Se o jovem estudante feijoense tem o sonho de seguir a carreira médica, não só medicina ou outro curso, corra atrás, porque você conseguer. Quando você tem um sonho e coloca esse sonho na mão de Deus, Deus operar e as portas se abrirão e você conseguer realizar todos os seus sonhos. Porque eu sou testemunha disto, pois se não fosse a ajuda de Deus e o mesmo ter operado em minha vida e não teria conseguido realizar meu sonho e me forma em medicina.

2 comentários:

  1. Parabéns Dr. Luisvaldo, é isso mesmo quando colocamos nossas planos nas mãos de Deus tudo é possível. Deus abençoe tua vida sempre. Sucesso em tua caminhada.Abç

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita a sua história, acho que tudo podemos quando Deus tem um plano nas nossas vidas... Felicidades e sucesso profissional!!

    ResponderExcluir

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.