Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Religião: Mais um Irmão feijoense se Ordena Padre




Padre Gracenir tem 28 anos, natural de Feijó-AC, filho de Antonio Feitosa de Paiva (conhecido por Goiano) e Benedita Freitas de Paiva (conhecida por Bene), de uma família de quatro irmãos Gracilene, Sergioní e Graceilson.

A CAMINHADA - O Chamado à vocação Sacerdotal
Segundo o mesmo, tudo começou no final do ano de 1998 quando estava terminando o ensino fundamental e estudava com alguns colegas que já estavam certos de ingressar no seminário em fevereiro de 1999. E ao ver toda motivação e entusiasmo deles também me sentir chamado a tentar fazer essa experiência também com eles no Seminário de Cruzeiro do Sul. Na época o Pe. Valmir era muito popular e cativou muitos jovens a irem para o seminário e resultou que numa turma de mais de 20 jovens eu também estava incluído a fazer essa experiência no seminário com o objetivo de ser padre.
Em 1999 o mesmo iniciou sua caminhada sacerdotal no seminário menor onde cursou todo o ensino Médio concluindo em 2001. Nesses três anos muitos jovens desistiram da caminhada e o grupo de seminaristas de Feijó ia cada vez mais diminuindo. Em 2002 continuei a caminhada no seminário maior para cursar Filosofia e Teologia com duração de 3 anos cada curso. Já na teologia me vi sozinho, sem nenhum daqueles que ingressaram comigo em 1999; havia ainda o Pedro que hoje é padre também mas ele era de uma turma que tinha 2 anos de caminhada á minha frente. Pra resumir, passei 6 anos no seminário maior, somando assim 9 anos de estudo e caminhada nos seminários de cruzeiro do Sul concluindo e sendo ordenado Diácono em 2007.
Em 2008, o já Diácono Gracenir foi destinado a fazer meu estágio e experiência pastoral em Rodrigues Alves como diácono, onde gostei muito do primeiro contato com o povo, o carinho, o respeito e o entusiasmo e satisfação em poder está atendendo as expectativas da comunidade e ao mesmo tempo também me realizando e fortalecendo a minha fé, a minha vocação. Foi apenas o inicio e já no final do ano de 2008, o Diácono Gracenir foi ordenado padre e também recebeu o comunicado de que o mesmo não continuaria no município de Rodrigues Alves. O Padre Gracenir seria transferido para outra Paróquia. Aí veio o primeiro desafio e frustração também por está gostando daquele município e principalmente de toda comunidade eclesiástica, e no entanto, já ser transferido para um outro município e uma outra paróquia, onde você não, conhecia e não saberia como seria o seu exercício eclesiástico. Foi doloroso, mas sempre acreditei que qualquer lugar que fossemos transferidos lá encontraria pessoas boas, esforçadas, que me proporcionariam alegria também, por isso aceitei.
Portanto, em 2009, já no seu primeiro mês de padre, o mesmo foi transferido para a Paróquia de Mâncio Lima e para sua surpresa e realização dos planos de Deus em sua vida, o mesmo pode ver que Deus reserva sempre coisas boas e realiza maravilhas em nossas vidas quando a gente se abre à sua ação, à sua graça em nossas vidas. Portanto, desde do início de minha vida no celibato de está acontecendo maravilhas em minha vida sacerdotal. De 2009 aos dias atuais continuo em Mâncio Lima e posso afirmar que está sendo uma experiência muito rica, importante para minha vocação e ministério sacerdotal.
A SOCIEDADE E DESAFIOS quero dizer que em meios às tentações, dificuldades e preceitos da Igreja que hoje vemos totalmente contrários á sociedade em que vivemos, temos que compreender que quando a Igreja começa a cumprir a sua missão ela se mostra muitas vezes caminhando contrário ao sistema desse mundo. Foi assim com Jesus, foi assim com os apóstolos, foi assim com muitos discípulos ao longo da história do cristianismo. Por isso, precisamos estar cientes que, na grande maioria das vezes, estaremos andando na contramão da sociedade. Muitos serão os desafios políticos, culturais e sociais que deveremos enfrentar por amor à nossa Igreja, por amor a Jesus Cristo que resolveu pagar o preço por todos os seus seguidores.
O simples fato de a Igreja ser formada por pessoas diferentes e imperfeitas já criam vários problemas para a execução da missão deixada por Jesus. Mas nem por isso devemos desistir.
AOS JOVENS, que são o futuro da Igreja e de todas as outras áreas, quero dizer que lutem pelos seus ideais e se há em seu coração o desejo de fazer essa experiência que eu fiz ou qualquer outra que há em seu coração... não desista, não tenha medo. Deus tem planos para todos nós e a realização desses planos só vai ser possível quando abrirmos nosso coração para Ele e nos confiarmos ao seu poder e à sua graça. Valorizem suas vidas, seus estudos, sua família e vivam bem essa fase na alegria, na paz, no amor, da melhor forma possível, pois ela é decisiva para o seu futuro.
Que Deus abençoe a todos nós dando-nos coragem, força, saúde e realização de todos os nossos objetivos.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.