Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Segurança: Policia Militar Intesifica Policiamento Ostensivo no Bairro Zenaide Paiva



O comandante da Policia Militar de Feijó, Cap. Esthepan Elias, reuniu-se com os moradores do Bairro Zenaide para debater segurança e contar com apoio de toda comunidade local para melhorar a segurança daquele Bairro.
Durante quase todo ano de 2010, o bairro Zenaide Paiva foi considerado pela polícia militar como um dos mais tranqüilos do município. Segundo o Capitão Estephan, no mês de Maço somente uma ocorrência foi registrada pela PM, e os meses de fevereiro e abril com duas cada, entretanto, no momento não é possível falar que a paz e a tranquilidade ainda se faz presente naquela comunidade. Alguns fatores têm contribuído para que os índices de ocorrências tenham subido nos últimos meses os quais, segundo o capitão, as faltas de iluminação pública e a pavimentação das vias são os principais, e tem deixado os contumazes infratores em situação cômoda, principalmente, quando caem as chuvas do período invernoso, o que dificulta muito a entrada das viaturas e motos policiais.
Apesar de a grande maioria das ocorrências não serem de natureza grave, o fato tem preocupado bastante o comando da polícia militar, que como forma de coibir as práticas delituosas passou a fixar o policiamento no bairro no período noturno e intensificar as rondas diárias, além de outras providências que preferiu não comentar. Não bastassem as providências emergenciais, o Capitão Estephan realizou uma reunião com os moradores que aconteceu na noite do dia 28 de janeiro na Igreja Assembléia de Deus do Bairro onde foram tratadas todas as questões referentes à segurança pública daquela comunidade. O número de participantes não foi expressivo como imaginava a PM, mas o comandante acredita que o segundo encontro terá maior participação da comunidade.
Dentre a pauta da reunião, o capitão foi bastante persuasivo na questão da parceria entre a Polícia e a comunidade, enfatizando que a melhor contribuição que a comunidade pode dar para conter a violência é denunciar os infratores e, para isso, basta cada morador ficar vigilante a tudo que acontece nas proximidades de sua casa e denunciar os infratores. A falta de iluminação é, em parte, conseqüência do vandalismo e se for observado, grande parte das lâmpadas foi quebrada pelos vândalos. Mas segundo o capitão, procurou o setor competente da prefeitura para apresentar a demanda e ficou sabendo que já estão sendo liberados os recursos para iluminar o bairro.
Foi também mencionado que a população além do contato direto através da linha 190 e a fixa do comando, agora dispõe de caixas de coleta de denúncias as quais foram instaladas pela PM em dezembro de 2010 em todos os colégios urbanos do município, bem como no Fórum, Ministério Público, Defensoria Pública e Aeroporto, e quem não se sentir à vontade para usar as linhas telefônicas poderão fazer suas denúncias anônimas e depositarem nas caixinhas que as mesmas serão coletadas pelo policial que tem essa responsabilidade três vezes por semana e as ações policiais serão realizadas sobre cada demanda apresentada. ”O que queremos é fazer com que o cidadão exerça o seu direito de ir e vir em segurança, mas pra isso é preciso que cada um compreenda que a segurança pública é um direito, assim como responsabilidade de todos.” Finalizou o capitão.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.