Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

SEE dará reforço ao pré- vestibular


O secretário estadual de educação, Daniel Zen, falou sobre a adesão do Enem como única forma de ingresso na Universidade Federal do Acre, ressaltando que a decisão é vista com bons olhos pela secretaria e que conteúdo passado no programa Pré-Vestibular SEE será reforçado de acordo com o que é cobrado no Enem.

Segundo Zen, por ser o primeiro ano de adesão total, alguns ajustes precisarão ser feitos. Apesar disso, ele aconselha os estudantes a efetuarem as inscrições no prazo estipulado. “Não é comum o MEC prorrogar o prazo de inscrição para o Enem. Por isso, é bom que os estudantes se inscrevam logo”.

“Os alunos poderão utilizar dos netbooks distribuídos pela SEE. Essa é uma excelente maneira de utilizar mais essa ferramenta”, destacou Zen.

O secretário explicou que o Enem analisa as habilidades e competências, diferentemente de um vestibular em que se analisa apenas o conteúdo. “Com o tempo o conteúdo, caso não seja praticado, é esquecido pela pessoa. Já as habilidades e competências muito dificilmente são deixadas de lado. Por isso, tem gente que acha o Enem mais difícil que qualquer prova de vestibular”.

Apesar da decisão favorável ao Enem, a reitora da Ufac, Olinda Batista, afirmou que se não for uma experiência positiva, é possível que o vestibular volte a acontecer nos próximos anos. As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio devem ser feitas no site (http://enem.inep.gov.br) e terminam no próximo dia 10 de junho.

No Enem do ano passado se inscreveram mais de 15 mil estudantes. Até a última sexta-feira, o Ministério da Educação (MEC) informou que mais de 1,8 milhões de pessoas se inscreveram para participar do Exame 2011. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.

Acadêmicos da Ufac fazem manifesto amanhã

Insatisfeitos com a decisão do Conselho Universitário que aderiu à nota do Enem como critério de entrada para a Ufac, os acadêmicos estão se organizando para promover uma manifestação chamada “Enem Para Quem?”, no pátio da reitoria, amanhã, às 15 horas. De acordo com os manifestantes, o Enem diminui as chances dos acreanos concorrerem a uma vaga na instituição.

A líder o movimento, Raline Melo, explicou que pessoas que estão fora da sala de aula e de outros estados podem ocupar as mais de cinco mil vagas oferecidas pela Ufac. “Não somos coitadinhos, mas sabemos que os acreanos têm uma condição menor do que as pessoas que vivem nos grandes centros. Isso vai excluir os acreanos da concorrência na Ufac”.

A reitora Olinda Batista ressaltou que a Ufac aderiu ao Enem e não ao Sistema de Seleção Unificada, permitindo que através da nota do Enem a pessoa escolha instituições em qualquer parte do país para estudar.

“A adesão da Ufac ao Enem é um avanço discutido há muito tempo. Vamos acompanhar todo o processo de seleção. A diferença é que não ficará sob nossa responsabilidade a elaboração das provas”, destacou Olinda. (Bruna Lopes)

http://www.jornalatribuna.com.br/MostrarNoticia.do?id=16644&ano=2011&mes=5&dia=30

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.