Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Morre a Matriarca dos Povos Indígenas Huni-Kui

Segundo José Guilhermes Nunes Ferreira Huni-Kui, coordenador dos povos indígenas do rio Envira,  a morte de sua tia Maria Nunes Huni Kui, representa uma grande perda e um momento bastante difícil para os povos indígenas Huni-Kui, e estão todos de lutos, por esta grande perda que foi a morte da Matriarca dos povos indígenas Huni-Kui.

Para o Coordenador dos povos indígenas do Polo Base de Feijó, Rubens Barbosa Huni-Kui, neto da senhora Maria Nunes Huni-Kui, a falecida era natural de Feijó, casada com o senhor João Fontinele Nunes,  deixou em vida 12 filhos, 72 netos, 48 bisnetos. A mesma era uma guerreira, deixou seu nome na história do povos indígenas Huni-Kui, pois foi uma das lideranças indígenas que fundou a Terra Indígena Katukina/kaxinawá, aonde todos os povos indígens Huni-Kui, vivem.

"De acordo com Mario Kaxinawá, administrador do Polo Base Indígena de Feijó, a senhora Maria Nunes Huni-Kui, tinha 100 anos de idade e faleceu nessa terça-feira, 30, por volta das 10:00horas, na Aldeia Paroá, no baixo rio Envira. E, foi sepultada, na manhã dessa quarta-feira, 31 no cemitério Santa Cecília.

E, a senhora Maria Nunes Huni-Kui, foi um marco histórico dos povos indígenas Huni-Kui, pois representava uma biblioteca viva de sabedoria e fonte de histórica de conhecimentos, valores, tanto nas tradicções, nos costumes, no lendário e imaginário indígena e convivência dos povos indígens Huni-kui".

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.