Militares da reserva promovem nova homenagem ao Golpe Militar de 1964
Apesar de veto, veteranos saltam de paraquedas com bandeiras do Brasil.
Na quinta (29), protesto contra comemorações terminou em tumulto
Mesmo após a confusão durante protesto contra um evento de comemoração pelo Golpe Militar de 1964, na quinta-feira (29), militares da reserva promoveram na manhã deste sábado (31) uma nova homenagem aos 48 anos da data. Quatro veteranos da Brigada Paraquedistas saltaram de aviões com bandeiras do Brasil e aterrisaram na Praia da Reserva, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
As comemorações oficiais foram proibidas por representantes das Forças Armadas e pela presidente Dilma Roussef, mas os paraquedistas disseram que por serem da reserva poderiam fazer a homenagem.
"Nós não estamos mais subordinados ao momento político. Respeitamos o nossa presidente, mas vamos fazer a homenagem porque na época éramos jovens e participamos", disse à GloboNews Luiz Antônio de Oliveira, presidente da Federação de Paraquedismo do Rio, um dos 50 veteranos que participaram do encontro.
Um dos organizadores do protesto na quinta-feira, o cineasta Silvio Tendler lamentou a nova comemoração: "Patético. Foi uma homenagem além de tudo covarde, porque as pessoas não tiveram coragem de mostrar a cara. Foram pouquíssimos os paraquedistas que toparam pular".
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/03/militares-da-reserva-promovem-nova-homenagem-ao-golpe-militar-de-1964.html