Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Veja como se preparar antes de sair o edital do concurso da Receita Federal

Quem vai disputar vaga de auditor-fiscal deve intensificar estudos desde já.
Confira quadros com disciplinas para quem já estuda ou começou agora

O concurso da Receita Federal, aguardado há mais de ano, finalmente foi autorizado na semana passada. São 200 vagas para auditor-fiscal e 750 para analista tributário. Os dois cargos exigem nível superior em qualquer área de formação e os salários são na faixa de R$ 13 mil e R$ 7,6 mil, respectivamente. O prazo para a publicação do edital é de 6 meses, mas pode acontecer a qualquer momento.

Quem pretende concorrer a uma vaga de auditor-fiscal da Receita Federal precisa intensificar os estudos desde já, utilizando como referência o edital do último concurso (2009), realizado pela Escola de Administração Fazendária – Esaf. As matérias cobradas foram: português, inglês ou espanhol, raciocínio lógico - que incluiu pontos de matemática, matemática financeira, e estatística -, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito civil, direito penal, direito empresarial, contabilidade geral, contabilidade avançada, auditoria, administração pública, economia, finanças públicas, direito previdenciário e comércio internacional. Dessas, apenas as 2 últimas são específicas para a Receita, além da língua estrangeira, que não costuma ser cobrada em concursos para fiscalização. Todas as outras fazem parte da preparação geral para a área fiscal.

Concursos desse porte exigem preparação de médio/longo prazo – e estamos falando aí de 1 a 2 anos. Assim, quem começar agora vai precisar de bastante dedicação e disciplina. Mas, isso não deve ser motivo para não iniciar o projeto, já que concursos para a área fiscal acontecem regularmente. Todos os estados e municípios precisam ter um corpo de servidores para atuar na área e a preparação bem feita deixa o candidato apto a participar de todos eles, com ajustes a partir dos editais para os conteúdos específicos.

A boa notícia é que nos últimos 12 meses aconteceram diversos concursos (ICMS-RJ, ISS-SP, ISS-BH), retirando da concorrência algo em torno de 400 candidatos que estavam muito bem preparados na área e foram aprovados. Isso pode reduzir o tempo médio de aprovação para quem decidir iniciar agora e fizer um bom trabalho.

Para quem está começando, é interessante iniciar o estudo pelas matérias básicas e que servirão de suporte para a compreensão das que serão estudadas posteriormente: português, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, contabilidade. Após 1 ou 2 meses, seria indicado incluir outro grupo de matérias, e depois o restante delas. O ideal é não passar mais de 2 semanas sem estudar cada uma. Pode ser interessante dedicar mais tempo àquelas que valeram mais pontos no edital passado, mesmo sabendo que o novo edital pode alterar essa distribuição - surpresas fazem parte do processo.

O essencial é começar imediatamente os estudos e aproveitar, com equilíbrio, todo o tempo até a publicação do edital. Isso vai garantir alguma vantagem em relação àqueles que, até têm o sonho de ser fiscais da Receita, mas ainda não acordaram para o fato de que para isso é preciso uma preparação de qualidade - não é um concurso para amadores.

Em concurso desse porte e para quem não tem qualquer conhecimento na área, fazer um curso preparatório ajuda a acelerar o entendimento dos conteúdos novos, além de direcionar melhor os estudos. A área fiscal é, talvez, a que ofereça mais opções de cursos presenciais, telepresenciais, vídeo-aulas via internet ou arquivos de aula em pdf. Materiais de boa qualidade – preferencialmente livros de editoras especializadas em concursos – também são ferramentas importantes nessa corrida contra o tempo.

Abaixo, sugerimos 2 programações de estudo gradativas, considerando que o edital leve 6 meses para ser publicado. A primeira delas, para quem tem apenas o turno da noite para estudar. A segunda, para quem pode utilizar a manhã e a tarde. Em ambos os casos, reservamos o sábado para que o aluno possa assistir à aulas e, na medida do possível, deixamos o domingo livre. Em alguns momentos foi preciso utilizar a manhã do domingo a fim de incluir as matérias finais.

Caberá a cada candidato fazer os ajustes e adequações necessárias à sua realidade.

As disciplinas de direito previdenciário e comércio internacional são específicas para a Receita Federal. Assim, talvez seja mais prudente deixar para estudá-las na proximidade do edital (serão em torno de 60 dias entre o edital e a prova). Isso porque podem surgir outros editais interessantes para a carreira fiscal antes do edital da Receita e aquelas matérias não serão aproveitadas. Além disso, se quando o edital da Receita for publicado, o candidato avaliar que não tem condições mínimas de concorrer - por ainda estar iniciando a preparação -, pode ser mais produtivo seguir a preparação genérica da área fiscal a fim de ter mais chances num futuro edital.

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2012/05/veja-como-se-preparar-antes-de-sair-o-edital-do-concurso-da-receita-federal.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.