Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Mulher doa parte do ovário para irmã gêmea que não pode engravidar

Mariana sofre de menopausa precoce e aos 23 anos de idade já não podia mais engravidar. A irmã gêmea, Elisa, doou parte do ovário. Assim, os ovários com problemas se tornam saudáveis.
Há casos em que a ajuda pode estar bem perto. No Paraná, foi realizado, pela primeira vez no Brasil um transplante de ovário.

A vontade de engravidar é tanta que Mariana já escolheu até os nomes dos filhos que quer ter.
“Já tenho até a pantufinha. Samuel Isaac. Se for menina, Annelise Isabel”, conta.

O desejo de ser mãe agora é possível, graças a um transplante realizado pela primeira vez no Brasil. Mariana sofre de menopausa precoce e aos 23 anos de idade já não podia mais engravidar. Passou por pelo menos 10 médicos até chegar ao transplante. A esperança dela agora é, dentro de alguns meses, finalmente poder engravidar.

A irmã gêmea, Elisa, doou parte do ovário. A técnica funciona assim: um pedacinho do tecido do ovário saudável da paciente, no caso Elisa, é retirado. Em seguida, é feito o implante no ovário da irmã, Mariana, que não podia engravidar.

O medico Gilberto Almodin, que pesquisa a técnica há 13 anos, diz que assim, os ovários com problemas, se tornam saudáveis. “Nós chegamos à conclusão que não precisaria do ovário inteiro. Se nós conseguimos isolar de uma maneira eficiente fragmentos onde carreariam os óvulos que ela precisasse, seria um resultado muito bom”, explica o médico.

A expectativa agora é de que os ovários de Mariana se regenerem e passem a funcionar normalmente dentro de oito meses, no máximo.

“Ainda não estou acreditando que está aqui dentro, é muita felicidade”, diz.

“Quantos filhos a gente puder ter, a gente, com a bênção de Deus, quer estar aberto a recebê-los”, afirma Marcelo Batista, marido de Mariana.

“Eu me sinto feliz de estar realizando o sonho dos dois, um sonho que ela tem faz tempo”, conta Elisa, irmã de Mariana.

 http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/08/mulher-doa-parte-do-ovario-para-irma-gemea-que-nao-pode-engravidar.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.