Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

O que você tem a ver com a corrupção?

Desde o início de agosto, o país inteiro acompanha o julgamento mais importante da história da Justiça brasileira: o caso mensalão, baseado em um forte esquema corrupto, com desvio de recursos para a compra de apoio político e pagamento de dívida. Esse não é o primeiro e nem será o último caso de corrupção no Brasil. Segundo a ONG Transparência Internacional, o país ocupa a 73ª posição no ranking de corrupção, que significa quebra de um estado funcional e organizado. Além da política, a corrupção pode se manifestar no nosso cotidiano, em atitudes simples de qualquer cidadão.

No julgamento do mensalão, são apontados 7 crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa ou passiva, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e gestão fraudulenta. Além do mensalão, outros casos de corrupção fazem parte do processo histórico do Brasil. Nos últimos anos, podemos destacar os escândalos no Ministério da Pesca, com o gasto de R$ 31 milhões na compra de 28 lanchas; no Ministério do Esporte, com o desvio de dinheiro público usando ONGs como fachada; o Caso Cachoeira, envolvendo políticos influentes da capital federal; dentre outros. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2007, mostra que aumentou a preocupação do brasileiro com a corrupção. 

O Sensus quis saber do que os brasileiros tinham orgulho e do que tinham vergonha. Os três principais motivos para não se ter orgulho do Brasil são: a corrupção (41,3%), a violência (17,1%) e a pobreza (12,7%). Entre os três principais motivos para se ter orgulho do Brasil estão as riquezas naturais (25,7%); a solidariedade do brasileiro (19,5%) e a ausência de guerras (18,4%). A pesquisa ouviu 2 mil pessoas. 

Várias ações de combate à corrupção já estão sendo colocadas em prática, como as leis da Ficha Limpa, de Acesso à Informação, Portal da Transparência, cassação de políticos corruptos, julgamento do mensalão e ações da campanha eleitoral em 17 estados brasileiros (sendo 2 da região norte: Acre e Rondônia). 

De acordo com o antropólogo e especialista em políticas públicas, Francisco Bezerra, a corrupção, tanto na gestão quanto no cotidiano da população, está ligada ao contexto histórico de cada país. “Tudo está interligado com a nossa colonização, aos desvios de personalidade, e as pessoas acabam cometendo atos corruptos no dia a dia sem perceber, furando filas, recebendo trocos a mais e outras coisas”, disse. O especialista comentou, ainda, que o setor empresarial tem um papel importante na luta contra a corrupção.

 “O senso comum entende que esse assunto está ligado estritamente ao gestor público, mas não é. Está ligado ao poder empresarial também. As empresas precisam adotar medidas para conscientizar seus funcionários para eles serem exemplos dentro da sociedade, e nesse aspecto o Brasil avançou bastante”, finalizou. 
http://www.agazetadoacre.com/reportagem-especial/33685-o-que-voce-tem-a-ver-com-a-corrupcao.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.