Professores se reúnem em frente ao Palácio do Governo e não descartam greve
Professores da rede pública estadual e municipal de ensino se reuniram hoje, 25, em frente ao Palácio do Governo para protestarem por valorização profissional. A categoria há três dias promove mobilizações para esse dia de luta que ocorre em todo o país.
O objetivo do movimento é pressionar o governo para a profissionalização dos funcionários, reajuste salarial, 100% dos royalties do petróleo para a educação e também 10% do PIB, além da Convenção 151 da OIT.
Mesmo com as negociações, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Acre (Sinteac) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) não descartam uma greve no decorrer do ano.
O presidente do Sinteac, João Sandim, falou sobre a falta de concurso público para cargo efetivo. Segundo ele, para funcionários de escola, concurso efetivo deixou de ocorrer há 23 anos.
“Os concursos são apenas provisórios. No quadro dos professores do Estado, 80% são provisórios”, diz Sandim.
Sandim diz que o piso salarial do professor municipal efetivo atualmente é de R$ 2.010 e que de um professor provisório é de R$ 1.517 para exercer as mesmas atividades.
http://agazeta.net/manchetes/mcotidiano/19160-professores-se-reunem-em-frente-ao-palacio-do-governo-e-nao-descartam-greve.html