Bicicletas elétricas necessitam de normas para circulação
Modalidade terá que atender às regras previstas na legislação de trânsito
As
bicicletas elétricas vêm ganhando espaço no mercado e já se apresentam
como um meio de transporte cujo custo-benefício é mais rentável até
mesmo que as motocicletas, reconhecidas pela população por sua economia.
Em Rio Branco, percebe-se o crescimento desse tipo de veículo
circulando nas vias públicas, impulsionada pela facilidade de compra
pelas lojas do segmento.
Mas o uso
das bicicletas motorizadas não é indiscriminado e deve atender a regras
previstas na legislação de trânsito, mais especificamente à resolução
315 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “O Contran equiparou os
ciclo-elétricos aos ciclomotores, ou seja, veículos cuja velocidade
máxima não ultrapassa 50 km/h, portanto, é necessário que o ciclista
possua uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira de
Habilitação, tenha o veículo registrado e faça uso dos equipamentos
obrigatórios para condução nas vias públicas”, explica a diretora-geral
do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho.
Existem
diversos tipos de ciclomotores. Dependendo da velocidade que eles
imprimem, o condutor poderá ou não utilizar a ciclovia. Sharles Souza,
assessor técnico da Diretoria de Operações do Detran, fala sobre a
resolução 375 do Contran, que diferencia os ciclomotores. De acordo com
ele, veículos com velocidade de até 6 km/h podem transitar nos passeios
públicos ou calçadas. Já para os veículos com até 20 km/h, é obrigatória
a utilização de ciclovias.
“Agora,
para os veículos com velocidade acima de 20 km/h, como é o caso das
bicicletas elétricas, é necessário que o condutor transite nas vias
públicas, como qualquer outro veículo”, complementa.
Segurança no Trânsito
De
acordo com a diretora do Detran, para que haja um trânsito mais seguro,
os condutores de bicicletas elétricas também têm que atentar para as
regras de circulação, respeitar a faixa de sinalização e,
principalmente, respeitar a faixa de pedestres e os semáforos. “Vemos
muitos ciclistas que avançam o sinal vermelho, não respeitam a faixa de
pedestres ou não trafegam pelas ciclovias, e os condutores de
bicicletas elétricas estão adotando a mesma prática, pondo em risco a
vida. A sinalização deve ser respeitada”, disse. Além disso, é
necessário que o veículo possua itens de segurança, como espelho
retrovisor e adesivos refletivos. Já o condutor deverá usar capacete.
http://www.agazeta.net/manchetes/mcotidiano/20960-bicicletas-eletricas-necessitam-de-normas-para-circulacao.html
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