Dia da Amazônia: mudanças climáticas e resíduos sólidos marcam o dia
Hoje, 5, comemora-se o Dia da Amazônia.
Com climas totalmente modificados da década passada, a data serve para
os brasileiros repensarem como o meio ambiente vem sendo tratado pela
ação do homem.
Embora
a conscientização da sociedade tenha mostrado grande retorno em não
jogar lixo no chão, evitar poluir rios e igarapés, dividir os lixos
domésticos e evitar desmatamento ainda não são suficientes. Em todo o
planeta falta ainda muita educação e sabedoria quando o assunto é
conservação ao meio ambiente.
No Acre, o principal rio enfrentou a
pior seca dos últimos 40 anos neste ano para o mês de abril. A menor
marca registrada foi 1,64 metros em 2005. Ontem (4), nível chegou a 1,87
metros. Nos últimos dez anos, o rio Acre apresentou situações atípicas
cada vez mais regulares.
Floresta
A
área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade
do território brasileiro. A extensão da floresta amazônica abrange, além
dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia,
Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da
América do Sul, como Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia,
Peru e Equador.
Nos últimos anos, o desmatamento tem tido queda em várias regiões do Brasil. No fim do ano de 2012, o desmatamento acumulado da Amazônia Legal alcançou em torno de 753 mil km², apresentando, desde 2005, taxas anuais decrescentes - naquele ano, último dado disponível, fora apresentada uma redução de 27% em relação ao período anterior.
O desmatamento no Acre apresenta, praticamente, o mesmo comportamento daquele observado para o restante da Amazônia. Em 2012, o desmatamento acumulado no Estado chegou a aproximadamente 20 mil km², o que representa apenas 2,76% do desmatamento total da região e cerca de 13% do território acreano.
A curva de tendência da taxa anual de desmatamento dos últimos 10 anos no Estado do Acre aponta uma redução média de 40%, intercalada com pequenos aumentos em alguns anos.
Uma pesquisa do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com dados do mês de junho deste ano, mostrou que houve, no Acre, uma redução de 28% no desmatamento, dentre os estados da Amazônia Legal. Além dele, Roraima foi o segundo estado que mais reduziu, com 22%.
Resíduos Sólidos
Neste ano, o dia do Meio Ambiente também se destaca pela correria dos prefeitos em extinguir os lixões e instalar aterros sanitários até 2014, os municípios brasileiros correm contra o tempo para vencer o desafio.
Neste ano, o dia do Meio Ambiente também se destaca pela correria dos prefeitos em extinguir os lixões e instalar aterros sanitários até 2014, os municípios brasileiros correm contra o tempo para vencer o desafio.
O excesso de burocracia é um dos principais entraves que impedem o cumprimento da determinação. A reclamação dos prefeitos é que o prazo é apertado para cumprir todas as exigências previstas na lei.
Além de determinar o fim dos lixões em todo o país, a nova legislação prevê a redução gradual do volume de resíduos sólidos recicláveis que ainda são enviados aos aterros. A ideia é que, cada vez mais, esse material seja encaminhado para tratamento e reciclagem adequados.
Resíduos sólidos foi o tema da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, aberta em Rio Branco na terça-feira (3) com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O assunto também será reforçado na conferência nacional.
http://www.agazeta.net/manchetes/mcotidiano/21966-dia-da-amazonia-mudancas-climaticas-por-conta-da-acao-do-homem.html