Ensino médio piora: 9 em 10 alunos deixam escola sem saber matemática
A cada dez alunos, apenas um concluiu o terceiro ano do ensino médio com
conhecimento considerado adequado em matemática em 2011. Os dados são
parte do relatório anual "De Olho nas Metas" feito pelo movimento Todos
Pela Educação e divulgado nesta quarta-feira (6). A análise de dados
oficiais mostra que o ensino médio continua sendo o grande gargalo da
educação brasileira.
O ensino médio foi a única etapa a regredir em relação à prova
anterior: o índice de alunos com desempenho satisfatório em matemática
era de 11% em 2009 e ficou em 10,3% em 2011. O relatório usou dados da
Prova Brasil e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
No aprendizado de português, o indicador se manteve estável em 29% – ou
seja, sete de cada dez alunos tiveram desempenho insuficiente.
-
89,7%
É o percentual de alunos que conclui o 3º ano sem saber matemática
Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, o
fracasso do ensino médio é fruto da baixa qualidade do aprendizado
acumulado no ensino fundamental e de problemas na estruturação do
currículo de aulas.
"No ensino médio, o aluno já chega com uma defasagem muito grande, por tudo que ele não aprendeu nos anos anteriores", afirma.
Problema estrutural
Em sua opinião, a recuperação do estudante do antigo "colegial" depende
de mudanças radicais no programa de aulas. "A estrutura curricular do
ensino médio é muito inchada e fragmentada e o que tem sido feito é só
incluir mais disciplinas", acrescenta.
Segundo a especialista, essa mudança estrutural depende de investimento
na formação docente. "Os professores não estão preparados para lidar
com o estudante real do ensino médio, que vem das mais distintas classes
sociais, com toda essa defasagem e desestímulo em relação à escola".
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/06/ensino-medio-piora-9-em-10-alunos-deixam-escola-sem-saber-matematica.htm