Estudantes vão representar o AC em Olimpíada de História em SP
Evento será realizado em Campinas (SP) nos dias 16 e 17 de agosto.
Mais de 40 mil alunos se inscreveram na Olimpíada
Comente agora
Uma equipe composta por três alunos da Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, emCruzeiro do Sul (AC), vai representar o estado do Acre na 6ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorre em Campinas (SP) nos dias 16 e 17 de agosto. A Olimpíada é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e reúne estudantes de escolas públicas e particulares.
saiba mais
A equipe que representa o Acre é composta pelos estudantes Aline Andrade, Amanda Soares, ambas de 17 anos, e Rafael Cavalcante, de 16. As duas meninas já participaram da 4ª e 5ª edição do evento, já Rafael compõe a equipe pela primeira vez. Além dos estudantes participa ainda do grupo a professora orientadora de história, Nívea Maria.
A estudante Aline Andrade acredita que a olimpíada estimula e facilita o aprendizado devido o seu formato original.
“A olimpíada tem um enfoque completamente diferente da sala de aula. É uma coisa que estimula o aluno, não é uma decoreba, não é aquela questão de decorar datas, muito menos aquela historiografia oficial. A olimpíada é baseada em documentos tipo teses, dissertações de mestrado, e assuntos do dia a dia. São coisas que passam despercebido, mas que tem um pouco da história daquele período”, diz.
Nas quatro primeiras fases os alunos tiveram que responder provas objetivas, via internet, tendo a duração de uma semana para executar cada uma. Já na quinta o teste foi discursivo, em que a equipe teve que realizar uma entrevista com pessoas que vivenciaram o período da ditadura. A 6ª fase será discursiva e presencial.
De acordo com a orientanda Nívea Maria mais de 40 mil estudantes se inscreveram para a Olimpíada, sendo que a equipe da escola que representará o Acre ficou entre as 200 melhores, com melhor colocação do estado. Aproximadamente 1.200 alunos devem participar da etapa final.
“A olimpíada é um evento maravilhoso, pena que é tão pouco divulgado, não se tem muito conhecimento. No ano passado nós tivemos apenas cinco equipes participando, e neste ano nós tivemos um ganho significativo, com 19 equipes participando. É um ganho de aprendizagem imenso para os alunos, essa olimpíada movimentou muito a escola, como os alunos vindos de outros turnos, trocando informações o tempo inteiro”, ressalta a professora.
G1