Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Estudantes vão representar o AC em Olimpíada de História em SP

Evento será realizado em Campinas (SP) nos dias 16 e 17 de agosto. Mais de 40 mil alunos se inscreveram na Olimpíada
Vanísia NeryDo G1 AC
Comente agora
Ao lado de professora, estudantes de Cruzeiro do Sul se preparam para Olímpíada (Foto: Vanísia Nery/G1)Ao lado de professora, estudantes de Cruzeiro do Sul se preparam para Olímpíada (Foto: Vanísia Nery/G1)
Uma equipe composta por três alunos da Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, emCruzeiro do Sul (AC), vai representar o estado do Acre na 6ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorre em Campinas (SP) nos dias 16 e 17 de agosto. A Olimpíada é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e reúne estudantes de escolas públicas e particulares.
A equipe que representa o Acre é composta pelos estudantes Aline Andrade, Amanda Soares, ambas de 17 anos, e Rafael Cavalcante, de 16. As duas meninas já participaram da 4ª e 5ª edição do evento, já Rafael compõe a equipe pela primeira vez.  Além dos estudantes participa ainda do grupo a professora orientadora de história, Nívea Maria.
A estudante Aline Andrade acredita que a olimpíada estimula e facilita o aprendizado devido o seu formato original.
“A olimpíada tem um enfoque completamente diferente da sala de aula. É uma coisa que estimula o aluno, não é uma decoreba, não é aquela questão de decorar datas, muito menos aquela historiografia oficial. A olimpíada é baseada em documentos tipo teses, dissertações de mestrado, e assuntos do dia a dia. São coisas que passam despercebido, mas que tem um pouco da história daquele período”, diz.
Nas quatro primeiras fases os alunos tiveram que responder provas objetivas, via internet, tendo a duração de uma semana para executar cada uma.  Já na quinta o teste foi discursivo, em que a equipe teve que realizar uma entrevista com pessoas que vivenciaram o período da ditadura. A 6ª fase será discursiva e presencial.
De acordo com a orientanda Nívea Maria mais de 40 mil estudantes se inscreveram para a Olimpíada, sendo que a equipe da escola que representará o Acre ficou entre as 200 melhores, com melhor colocação do estado. Aproximadamente 1.200 alunos devem participar da etapa final.
“A olimpíada é um evento maravilhoso, pena que é tão pouco divulgado, não se tem muito conhecimento. No ano passado nós tivemos apenas cinco equipes participando, e neste ano nós tivemos um ganho significativo, com 19 equipes participando. É um ganho de aprendizagem imenso para os alunos, essa olimpíada movimentou muito a escola, como os alunos vindos de outros turnos, trocando informações o tempo inteiro”, ressalta a professora.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.