Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Nove cidades do AC não receberam o 2º repasse do FPM, diz Amac

Ao G1, prefeito do Bujari nega bloqueio do repasse para o município. 
Amac orienta que cidades criem sistema para diminuir dependência federal.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Associação dos Municípios do Acre (Amac) (Foto: Reprodução TV Acre)Associação dos Municípios do Acre (Amac)
(Foto: Reprodução TV Acre)
Nove municípios acreanos tiveram o segundo repasse do mês de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado, no último dia 20. Os motivos, segundo o coordenador executivo da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Marcus Frederik, são devido às pendências junto ao governo federal e suas autarquias.
Na primeira parcela de março, dos 22 municípios do Acre, 11 tiveram o repasse retido pela Receita Federal. Na segunda parcela, repassada no dia 20, os municípios: Jordão, Manoel Urbano, Bujari, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Sena Madureira e Cruzeiro do sul não receberam o repasse.
"O bloqueio é devido às pendências dos encargos sociais junto à Receita Federal. Os municípios estão passando por dificuldades financeiras. Em alguns casos, o que é para pagar é superior ao que a cidade tem de receita. Com isso, a prefeitura recolhe somente o que é possível e a diferença fica geralmente para o mês seguinte. Então, o repasse acaba sendo retido", explica Frederik.
O coordenador da Amac orienta que os municípios que tiveram o repasse bloqueado criem um sistema de arrecadação próprio urgentemente, para tentar diminuir a dependência do recurso federal.
"O repasse que foi bloqueado vai direto para a União, e os municípios não podem mais receber. Então, as prefeituras devem se organizar para não ter mais cortes futuros. Alguns municípios já iniciaram seus ajustes, diminuindo a quantidade de pessoal, cargos, quantidade de secretários e nomeações", acrescenta o coordenador. 
Ao G1, o prefeito do Bujari, Antônio Raimundo de Brito, disse que o município recebeu o segundo repasse do FPM de março e que não vai mais se pronunciar sobre o caso.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.