Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Cruzeiro do Sul registra 24 casos de Aids e 16 soropositivos, diz Saúde

Só neste ano, foram confirmados três novos casos. 
Coordenador de programa orienta sobre prevenção.

Adelcimar CarvalhoDo G1 AC
AIDS (Foto: GloboNews)Testes rápidos podem ser feitas para o diagnótico
da doença (Foto: GloboNews)
A segunda maior cidade do estado do Acre, Cruzeiro do Sul tem 24 casos de Aids confirmados e 16 soropositivos. A informação foi confirmada pelo coordenador estadual de Hepatites Virais e AIDS, Nelson Guedes, que esteve na cidade fazendo acompanhamentos.  Disse ainda que três desses casos foram confirmados ainda este ano e que a maior incidência da doença é na população masculina.
Para ele, o número de casos da doença registrado na cidade está dentro da média nacional. No entanto, Guedes alerta para que as pessoas se previnam e sempre procurem acompanhamento médico. "A recomendação é que as pessoas continuem usando preservativo, que ainda é o meio mais seguro de se prevenir contra a doença. Quem gosta de baladas, deve evitar usar estimulantes, não fazer sexo sem proteção, pois a Aids existe, e é uma doença sexualmente transmissível que mata”, ressalta.
“Levando em consideração que a cidade tem uma população de 80 mil habitantes, e se fazermos uma estimativa de 1 para cada 10 mil pessoas, a situação está dentro do esperado. Em Cruzeiro do Sul, dois infectologistas fazem o acompanhamento dos portadores da doença no Hospital Dermatológico e existe uma farmácia que fornece 22 medicamentos gratuitamente", esclarece.
A doença
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, é causada pelo vírus do HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves.

Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou a amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, entre outros meios.
Testes rápidos
Os testes rápidos são feitos com amostra de sangue total obtida pelo amostra de sangue ou saliva. Os exames são de fácil execução e não precisam de uma estrutura laboratorial, saindo resultado em 30 minutos.

Número de casos no país
De acordo com o Ministério da Saúde, desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de aids no país. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos de aids, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos novos ao ano. No Brasil, o coeficiente de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,1 óbitos por 100 mil habitantes em 2004, para 5,7 casos em 2013.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.