Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

‘Me sinto outra pessoa’, diz acreana após perder 48 kg com cirurgia

Mulher diz que pesava 100 kg e se sentia sem disposição para caminhar.
Tereza conta que era alvo de preconceito e já foi chamada de “baleia”.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Tereza Couto, de 38 anos, diz que se sente outra pessoa após sair de 100 kg para 52 kg (Foto: Arquivo pessoal)Tereza Couto, de 38 anos, diz que se sente outra pessoa após sair de 100 kg para 52 kg (Foto: Arquivo pessoal)
Sem disposição para caminhar poucos metros, sedentária, cansada e alvo de preconceito. É assim que a empresária acreana Tereza Couto, de 38 anos, descreve sua vida até os 36 anos, quando chegou a pesar 100 kg. Hoje com 52 kg, ela diz que se sente “outra pessoa” após fazer uma cirurgia de redução de estômago e perder 48 kg.
Tereza conta que a briga contra o peso começou bem antes de realizar o procedimento, feito em 2013. Segundo a empresária, ela chegou a colocar o balão intragástrico há quatro anos.  "Já tinha tentado várias vezes emagrecer de outras formas, com dietas e até com um balão intragástrico. Fiquei por seis meses com o balão e ao tirá-lo, ganhei o dobro do peso. Tinha perdido uns 20 kg e engordei 40 kg”, conta.
A empresária diz que sempre esteve acima do peso e que por isso sofria com o preconceito das pessoas. O limite chegou quando Tereza percebeu que não conseguia mais desenvolver seus movimentos.
Eu sofria preconceito, era chamada de gorda no trânsito e até de baleia"
Tereza Couto
"Resolvi mudar mais pela qualidade de vida. Eu sofria preconceito, era chamada de gorda no trânsito e até de baleia. Isso me deixava muito constrangida. Além disso, estava muito pesada, não conseguia desenvolver as coisas, nem fazer pequenas caminhadas, ficava logo muito cansada", lembra.
O procedimento cirúrgico foi feito no Hospital de Porto Velho (RO). Agora, a história da empresária é outra. "Não me arrependo de ter feito a cirurgia e indico para qualquer pessoa. Você passa a ter outra vida. Hoje eu sou outra pessoa. À medida que você vai emagrecendo, sua autoestima aumenta e tudo fica melhor. Antes eu não mostrava meu corpo de jeito nenhum, agora eu uso um biquíni e me sinto muito bem, me sinto bonita”, comemora.
Dois anos e meio após a redução de estômago,Tereza conta que até a vida amorosa mudou, que sente melhor no casamento. Ela diz que não descuida da alimentação e pratica diariamente atividade física. A empresária conta que fez uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele, mas não ficou satisfeita, e precisa fazer alguns reparos. Porém, tem consciência que já atingiu o seu peso ideal e agora o desafio é mantê-lo.
"Não posso dizer que é fácil. É uma mudança de vida, de hábitos, de tudo, e para isso é preciso ter força de vontade e determinação. Hoje faço academia diariamente para manter o meu peso. Tenho medo de voltar a ter o peso que tinha antes da cirurgia, e por isso, me cuido e policio na alimentação", finaliza.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.