Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Mudanças climáticas serão mais intensas, El Ninho períodos de secas e temporais serão mais rotineiros

040915-cotidiano-elnino-tvgazeta2
Temporais e secas: extremos mais rotineiros
Fenômeno El Ninho pode ser um dos mais intensos desde o ano de 1950. De outubro de 2015 a janeiro de 2016 os efeitos poderão ser sentidos pelas populações do Peru e da região Amazônica do Brasil. No Acre, os especialistas preveem uma forte seca com mudança de padrões nas chuvas.
O efeito El Ninho é causado por um aumento de temperatura na superfície do oceano pacífico. Segundo especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as previsões indicam que o El Ninho que já está em curso será um dos mais fortes desde o ano de 1950. A probabilidade é de 80%.
No ano de 1998 o El Ninho também foi intenso e sentido de diferentes maneiras em algumas regiões do planeta. No Brasil, naquele ano, especialmente no estado de Roraima, uma forte seca desencadeou inúmeros incêndios florestais.Desta vez pode ser semelhante na região amazônica.
Segundo o cientista Forster Brown, no Acre, “a seca pode ser severa e as chuvas podem apresentar mudanças de padrões”.
O cientista enfatiza que “não é possível prever o que o fenômeno pode provocar”, contudo, no caso do Acre as autoridades já experimentaram algumas situações que podem nortear medidas preventivas.
“Deve haver resiliência. No ano passado o estado ficou com a BR inundada devido a cheia do Madeira, este ano, enchentes nunca vistas então, a resiliência pode ajudar famílias e autoridades”, disse.
No Peru, ações preventivas já estão sendo tomadas. O circuito Rali Dakar 2016 não vai contar com a participação do país devido ao risco de inundações e deslizamento de terras.
Segundo o cientista Brown, não existe uma receita para diminuir os impactos, nem mesmo há como precisar o que de fato acontecerá, mas “é necessário ficar alerta”.
Muita coisa mudou desde 1998, período do último El Ninho. O fenômeno atual ocorre sob novas condições derivadas da mudança climática. Até o momento as características do El Ninho registradas indicaram que ele está causando aumento na intensidade das chuvas na costa oeste da América do Sul e registram-se secas na Austrália, Indonésia, sudeste da Ásia e no sul da África.
http://www.agazeta.net/cotidiano/10177-mudancas-climaticas-serao-mais-intensas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.