Prefeito Merla Empossa os Novos Conselheiros Tutelares de Feijó
Na manhã deste domingo, 10, o Prefeito Merla, acompanhado da secretaria
de cidadania e inclusão social, Ermecilda Tavares, e da presidentas do conselho
municipal da criança e adolescente, Lucia Pinheiro, empossaram os novos
conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes.
O prefeito Merla, destacou da importância do conselho tutelar para uma sociedade feijoense e disse que o conselho tutelar é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. É também um órgão não-jurisdicacional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário. O artigo 132 do ECA determina em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de quarto anos, permitida uma recondução. Ele é uma autoridade administrativa que aplica medidas jurídico-administrativas, exigíveis, obrigatórias para garantir a efetividade de que fala a Convenção Internacional dos Direitos da Criança (artigos 101 e 136 do ECA).
E, a prefeitura de Feijó está a disposição de todos os conselheiros para que os mesmos possam terem êxitos nas suas funções para que possam sempre defenderem as crianças e adolescentes.
E, a prefeitura de Feijó está a disposição de todos os conselheiros para que os mesmos possam terem êxitos nas suas funções para que possam sempre defenderem as crianças e adolescentes.
A presidenta do conselho municipal dos direito das crianças e
adolescente, Lucia Pinheiro, falou da importância dos conselheiros tutelares
para a sociedade feijoense e suas respectivas atribuições, dizendo que “o Conselho Tutelar zela
por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos
violados. Mas zela fazendo não o que quer, mas o que determina o ECA (Estatuto
da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136.
Das
atribuições que é atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus
direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou
responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto
tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que
à ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e
adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem
ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder.
São providencias administrativas, em nome da
Constituição e do Estatuto, para acabar com a ameaça e a violação de direitos
da criança e do adolescente.
Respeitado o principio de presunção de inocência
de todo acusado e respeitados os cidadãos em sua dignidade e em todos os seus
direitos.
Para a nova presidenta do Conselho Tutelar de
Feijó, Benedita Mourão, ela juntamente com os novos conselheiros irão manter e
buscar novas parcerias entre as instituições, entidades e órgãos públicos e a
família, estas parcerias sempre visando os direitos das crianças e
adolescentes, conforme determina o estatuto da criança e adolescente.
Está eleição para conselheiros tutelares em
Feijó, foi marcada na história de Feijó, por ter sido a primeira eleição direta
para as escolhas de cinco conselheiros e seus respectivos suplentes. Para a
realização desta eleição para conselheiros que a prefeitura, a responsável pela
a realização da eleição colocasse a disposição dos eleitores e candidatos todo
um aparato para que a eleição ocorresse na maior transparência possível e tivesse
êxito e o eleitor pudesse escolher e votar no seu candidato.
E, no dia de hoje, onde foi realizada a posse dos
novos conselheiros a secretaria municipal de cidadania e inclusão social,
homenageou todas as pessoas que trabalharam nesta eleição dos conselheiros tutelares,
com certificados de honra ao mérito, neste ato representado pela diretora da escola municipal Francisca Eugênia, a professora Fátima Dantas.